Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Ensino de ortografia: em busca da superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental

Autor(es):
Silva, Sílvia Nascimento da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
A presente monografia trata do tema "Dificuldades ortográficas apresentadas pelos alunos das séries iniciais do ensino fundamental". Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar os fatores que indicam as dificuldades mais comuns entre os alunos. Os objetivos específicos são proporcionar maior convivência dos alunos com o tema escolhido, favorecendo situações para o estudo das etapas do processo, e tornar clara a importância do ensino de ortografia. Tal pesquisa justifica-se por ser a escola um meio educacional que deve oportunizar a prática do ensino ortográfico, pois ele é essencial no processo de desenvolvimento geral do aluno. A atuação do professor, principalmente nas séries iniciais, deverá ser planejada e coerente. A escola, muitas vezes, é o espaço em que, pela primeira vez, os alunos vivem situações de grupo e não são mais o centro das atenções, sendo que as experiências vividas nesta fase darão base para um desenvolvimento saudável durante a sua vida. Este trabalho monográfico foi realizado através de pesquisa qualitativa, visando aprofundar os conhecimentos sobre o ensino da ortografia. O trabalho se fundamenta em autores como Cagliari (2007), Ferreiro (2005), Morais (1998), Teberosky (2008) e outros. Ficou evidente que as aulas sobre o ensino da ortografia devem prever a formação de base indispensável para o desenvolvimento completo da escrita com a sua grafia correta, não podendo separá-la do restante dos outros ensinos, tanto afetivo como cognitivo ou intelectual. Todas as habilidades para este aprendizado se processam adequadamente, dando oportunidades ao aluno para que, por meio das atividades apresentadas, evidencie uma verdadeira relação através do próprio conhecimento, levando em consideração sua idade, a cultura e os seus interesses. Palavras-chave: Dificuldades ortográficas. Ensino. Aprendizagem.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Silva, Sílvia Nascimento da. Ensino de ortografia: em busca da superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. 2010. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1