Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A comunicação escrita em inglês como língua estrangeira: uma experiência de pen pal eletrônico entre alunos brasileiros e estrangeiros

Autor(es):
Jorge, Fabíola Silveira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
O trabalho relata uma experiência pen pal em meio digital, realizada com seis alunos brasileiros e seus pares estrangeiros, residentes no Canadá, durante os meses de maio e junho de 2009. Trata-se de um estudo exploratório envolvendo situações comunicativas reais, dentro de uma situação de ensino em que a pesquisadora era também a professora da classe. A experiência ocorreu durante um curso de inglês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), envolvendo 14 alunos do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria com nível intermediário de inglês e 14 alunos de inglês como segunda língua do Niagara College no Canadá. Como forma de contribuir para o aprendizado da língua estrangeira e sua aplicabilidade no cotidiano, uma aula semanal e outro período extra-classe foram reservados à troca de mensagens eletrônicas entre as duas turmas. Cada aluno brasileiro escolheu seu “amigo de correspondência” para trocar e-mails, com liberdade de expressão e conteúdos. Entre as 14 duplas participantes, foram selecionadas as 6 duplas (12 alunos) mais produtivas. O corpus foi composto de 115 (cento e quinze) mensagens, focalizando dois eixos de análise: 1. a comunicação escrita, vista através das funções da linguagem, propósitos comunicativos dos e-mails e habilidade de uso das ferramentas do gênero e-mail pelos alunos; 2. as informações culturais presentes nas mensagens, identificadas por tipos. A análise foi complementada pelos depoimentos livres dos alunos, apreciando sua experiência na atividade pen pal, em termos de conhecimento, sentimento e atividade. Os resultados do estudo mostraram que: 1) as funções da linguagem dominantes foram a referencial e a expressiva, enfatizando pontos turísticos, locais de origem e costumes nos diferentes países, ou expressando opiniões e sentimentos; 2) as mensagens tiveram propósitos comunicativos variados (apresentar-se, descrever, contar, comentar, desculpar-se, etc); 3) nos e-mails, os alunos não utilizaram o campo “assunto” com valor significativo e com a função de sintetizar a ideia central da mensagem, no entanto empregaram aberturas/fechamentos e anexos para melhor interagir e divulgar aspectos de suas regiões ou famílias; 4) as referências culturais que mais apareceram nas mensagens foram as informacionais e as comportamentais; 5) os alunos adquiriram novas palavras e estruturas da língua inglesa, em parte espelhando o texto escrito pelos estrangeiros; 6) a experiência foi considerada válida pelos participantes, que destacaram uma maior motivação para o estudo e a importância de ter uma audiência real com quem trocar mensagens; 7) a falta de feedback imediato causou insatisfação e prejudicou o andamento da correspondência. O estudo tem implicações pedagógicas para o ensino, revelando que manter “amigos” virtuais pode ser motivador para o aprendizado da língua-alvo e que projetos extra-classe dessa natureza são interessantes para uma maior prática dos alunos. As trocas culturais e até afetivas tornam-se importantes no ensino de uma língua estrangeira, por permitirem que os alunos conheçam a cultura e os costumes de outros países e ampliem sua rede de relacionamentos. Palavras-chave: Ensino – inglês. Comunicação escrita. Pen pal eletrônico. E-mail. Informações culturais.

Abstract:
This study addresses a digital pen pal experiment in May-June 2009 involving six Brazilian students and their foreign peers living in Canada. This is an exploratory study involving real communication situations under a teaching activity where the researcher was also the class teacher. The experiment took place during an English course in the Federal, Education, Science and Technology Institute (IFCE) and involved 14 students of the Higher Education Course of Hotel Technology with an intermediate level of English knowledge, and 14 students of English as a second language in Niagara College, Canada. As a way to contribute to foreign language learning and its applicability to day-to-day life, a weekly class and an extra-classroom period were scheduled for the exchange of electronic mails between both groups. Each Brazilian student selected his/her “pen pal” to exchange emails with freedom of speech and contents. Among the 14 participating pairs, the 6 most productive pairs (12 students) were selected. The experience comprised one hundred and fifteen (115) messages focused on two types of analysis: 1. written communication considered under language functions, communication purposes of emails, and the students’ skills to use email-type tools; 2. cultural information included in messages, identified by type. Analysis was supplemented by free testimonies made by the students about their experience in pen pal activity in terms of recognition, feeling and activity. Results of studies suggested that: 1) dominant language functions were referential and expressive, either emphasizing tourist sites, places of origin and behaviors in different countries, or expressing opinions and feelings; 2) messages had variable communication purposes (introduce oneself, describe, report, comment, apologize, etc.); 3) in emails, students did not give the field “Subject” a significant value or the function to summarize the focal point of message, but they rather used openings/closings and attachments to better interact and disclose aspects of their respective regions or families; 4) cultural references most present in messages included informative and behavioral aspects; 5) students acquired new words and structures of the English language, which in part reflected the text written by foreigners; 6) the experiment was considered valid by the participants, who highlighted a greater motivation for the study and the importance of having a real public with whom they could exchange messages; 7) the lack of immediate feedback caused some insatisfaction and impaired the pace of correspondence. This study has some pedagogical implications for teaching, by revealing that keeping virtual “friends” may be an incentive for learning the target language, as extra-classroom projects of this nature are attractive for a best practice by the students. Cultural and even affective interchanges become important in the teaching of a foreign language, as they allow the students to know the culture and behaviors of other countries and expand their relationship network. Key words: English- teaching. Written communication. Electronic pen pal. Email. Cultural informatio

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Jorge, Fabíola Silveira. A comunicação escrita em inglês como língua estrangeira: uma experiência de pen pal eletrônico entre alunos brasileiros e estrangeiros. 2010. 204 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1