Os múltiplos sentidos do lúdico em documentos oficiais do ensino sob uma perspectiva das idéias bakhtinianas
Autor(es):
Alves, Benedito Francisco
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2010
Resumo:
Essa dissertação pretende analisar como os documentos oficiais da educação brasileira
ressignificam a palavra lúdico. Para realizar tal tarefa, tomaremos como base teórica as idéias
de Mikhail Bakhtin e as de seu Círculo, sobretudo as que estão em Marxismo e Filosofia da
Linguagem (2002) e em Problemas da Poética de Dostoievski (2002). Para efeito de
organização do trabalho, no primeiro capítulo, historiamos brevemente sobre o tratamento
dado ao lúdico na educação brasileira. Além disso, neste capítulo, à luz do pensamento
bakhtiniano, analisamos, também de forma breve, diversas perspectivas teóricas que
discutiram sobre o lúdico, como, por exemplo, a filosófica, a psicológica e a pedagógica. No
segundo capítulo, discutimos mais especificamente a teoria em que se apóia a pesquisa.
Mostramos nesta parte os conceitos centrais propostos pela Translingüística bakhtiniana,
como os conceitos de dialogismo, bivocalidade, força centrípeta e centrífuga da linguagem,
enunciado concreto, gênero discursivo, dentre outros. No terceiro capítulo, procedemos a um
estudo sobre a palavra viva, destacando como, a partir dos conceitos de significação e tema
propostos pela perspectiva teórica em que se assenta a pesquisa, os sentidos, com os quais a
palavra está impregnada, se constroem num constante movimento entre o reiterável e o
irreiterável, construção que se dá a partir do acento de valor atribuído pelo que o Círculo
bakhtiniano denominou como ideologia oficial e do cotidiano. No quarto capítulo, a
metodologia da pesquisa é apresentada, assim como a seleção dos documentos educacionais
através de um panorama contextual histórico que influenciou a responsividade dos
documentos. Finalmente, analisamos, no quinto capítulo, os diversos sentidos da palavraresposta lúdico no corpus selecionado. Recuperando o debate teórico construído no segundo e
terceiro capítulos, tomamos, para esta análise, em especial, o processo de ressemantização em
torno da palavra lúdico e a construção das imagens identitárias construídas pela vozes que se
mostram nos documentos investigados. Para isso, escolhemos, pela sua recorrência, quatro
sentidos, que muitas vezes se imbricam, de como o lúdico é ressignificado nos documentos
oficiais da educação brasileira, a saber: lúdico como brincadeira ou diversão; lúdico como
puerilidade; lúdico como ferramenta de aprendizagem e lúdico como espaço de
aprendizagem.
Palavras-chave: Translingüística. Dialogismo. Palavra bivocal. Tema e Significação; Lúdico.
Abstract:
This master thesis aims to examine how the official documents of the Brazilian education of
Brazilian education reframe the word play. To accomplish this task, we will build on
theoretical ideas of Mikhail Bakhtin and his Circle, especially those in Marxism and
Philosophy of Language (2002) and Problems of Dostoievsky’s Poetics (2002). For the
purpose of organizing work, in the first chapter, we historian briefly about the treatment given
to play in Brazilian education. Moreover, in this chapter, in light of Bakhtinian thought, we
analyze also briefly, several theoretical perspectives that discussed the play as, for example,
the philosophical, psychological and pedagogical. In the second chapter, we discuss more
specifically the theory which supports the research. We show in this part, the central concepts
proposed by Bakhtin Translinguistic, as the concepts of dialogism, double-voiced discourse,
centripetal and centrifugal forces of language, concrete utterance, discourse genre, among
others. In the third chapter, we carried out a study on the living word, highlighting as, from
the concepts of meaning and theme proposed by the theoretical perspective in which is based
the research, the senses, with which the word impregnated, are built in a constant movement
between reiterative sense and irreiterative one, construction that happens from the value
accent assigned by what the Bakhtin Circle named as the official and everyday life ideology.
In the fourth chapter, the research methodology is presented, as well as the selection of
educational documents through a contextual overview of history that influenced the
responsiveness of the documents. Finally, we analyze, in the fifth one, the various senses of
the word-response play in the selected corpus. Retrieving the theoretical discussion
constructed in the second and in the third chapters, we take, for this analysis, in particular, the
process of ressemantization around the word play and identity construction of the images built
by the voices that are shown in the documents. For this, we choose, by their recurrence, four
senses, which often overlap, how the play is reinterpreted in the official documents of the
Brazilian education, namely: play as a game or an amusement, play as childishness, play as a
learning tool and play as a learning space.
Key Words: Translinguistic. Dialogism. Double-voiced word. Theme and Meaning. Play.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Alves, Benedito Francisco. Os múltiplos sentidos do lúdico em documentos oficiais do ensino sob uma perspectiva das idéias bakhtinianas. 2010. 225 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024
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