Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Práticas de leitura na formação de professores

Autor(es):
Silva, Elisangela André da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
A presente dissertação trata das práticas de leitura, pessoais e profissionais, dos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando os diferentes tempos, espaços e atividades que vêm possibilitando aos mesmos o contato com o ato de ler. Considera que as transformações sociais impulsionaram mudanças de ordem quantitativa e qualitativa nos sistemas de ensino, onde se destacaram de forma considerável o aumento na matrícula, a certificação de professores e o baixo rendimento dos alunos verificado pelos sistemas oficiais de avaliação, entre outros, que deixam em evidência a dificuldade de leitura de docentes e discentes. Assim, a grande pergunta desse estudo é: como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental compreendem, desenvolvem e avaliam suas práticas de leitura? A partir desse questionamento se estabelecem como objetivos: compreender como, e a partir de que referenciais, são desenvolvidas as práticas de leitura dos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no cotidiano da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Dr. Danúzio Férrer. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação crítico colaborativa, situada na linha Didática e Formação Docente, que compreende o trabalho do educador como práxis, situada historicamente e reveladora das opções políticas, ideológicas e epistemológicas onde está inserida. A coleta de dados utilizada foi a realização periódica de encontros de reflexão sobre a prática, com a colaboração de dez professores que lecionam na escola, no período compreendido entre os meses de fevereiro e outubro, totalizando 100 horas de atividades que incluíam entrevistas, questionários, observações, levantamento e análise documental. Para fundamentar essa reflexão foram trabalhadas as ideias de Freire (1995 e 1996); Pimenta (2006); Rios (2008); Imbernón (2009), Zaponne (2002); Lima (2001 e 2004); Lajolo (2005). Sobre a pesquisa-ação colaborativa: Pimenta (2005, 2006); Zeichner e Diniz Pereira (2005); Franco (2005, 2008); Dione (2008) e Barbier (2002). Os resultados do estudo apontam para práticas profissionais que revelam experiências formativas de leitura limitadas e limitantes por parte dos investigados. No entanto, elementos presentes em seus discursos no decorrer dos encontros de reflexão sobre a prática, revelaram mudanças de perspectiva na forma como estes profissionais compreendem o ato de ler, agora associado à leitura crítica da realidade. Palavras chave: Leitura. Práticas de Leitura. Formação de professores. Pesquisa ação crítico-colaborativa.

Abstract:
This dissertation deals with the practices of reading, personal and professional teachers who work in the early years of elementary school, considering the different times, places and activities that enables them to come up with the act of reading. Considers that the social changes spurred changes in quantitative and qualitative education systems, where the highlights were significantly increased in enrollment, certification of teachers and low student performance verified by the official systems of evaluation, among others, which leave highlights the difficulty of reading teachers and students. So the big question of this study is how the teachers of the early years of elementary school understand, develop and evaluate their reading practices? The basis of these questions are set as objectives: to understand how, and from what benchmarks are developed reading practices of teachers in the early years of elementary school, in everyday High School and Elementary Children Danúzio Dr. Férrer. The methodology was critical collaborative action research, on line Curriculum and Teacher Training, which includes the work of the educator as praxis, situated historically and revealing of policy choices, ideological and epistemological where it is located. The data collection was used to hold regular meetings for reflection on practice, with the collaboration of ten teachers who teach in school, in the period between February and October, totaling 100 hours of activities that included interviews, questionnaires, observations, survey and document analysis. To support this reflection could work on the ideas of Freire (1995 and 1996), Pimenta (2006), Rios (2008); Imbernón (2009), Zaponne (2002), Lima (2001 and 2004); Lajolo (2005). On collaborative action research: Pimenta (2005, 2006), Zeichner and Diniz Pereira (2005), Franco (2005, 2008), Dione (2008) and Barbier (2002). The study results point to professional practices that reveal formative experiences limited reading and bounds by the surveyed. However, elements present in their speeches during the meetings for reflection on practice, revealed a change in perspective on how these professionals understand the act of reading, now associated with the critical reading of reality. Keywords: Reading. Reading practices. Teacher training. Critical-Collaborative Action Research.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Silva, Elisangela André da. Práticas de leitura na formação de professores. 2010. 166 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1