A presente dissertação trata das práticas de leitura, pessoais e profissionais, dos
professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando os
diferentes tempos, espaços e atividades que vêm possibilitando aos mesmos o
contato com o ato de ler. Considera que as transformações sociais impulsionaram
mudanças de ordem quantitativa e qualitativa nos sistemas de ensino, onde se
destacaram de forma considerável o aumento na matrícula, a certificação de
professores e o baixo rendimento dos alunos verificado pelos sistemas oficiais de
avaliação, entre outros, que deixam em evidência a dificuldade de leitura de
docentes e discentes. Assim, a grande pergunta desse estudo é: como os
professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental compreendem, desenvolvem e
avaliam suas práticas de leitura? A partir desse questionamento se estabelecem
como objetivos: compreender como, e a partir de que referenciais, são
desenvolvidas as práticas de leitura dos professores nos anos iniciais do Ensino
Fundamental, no cotidiano da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Dr. Danúzio
Férrer. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação crítico colaborativa, situada na
linha Didática e Formação Docente, que compreende o trabalho do educador como
práxis, situada historicamente e reveladora das opções políticas, ideológicas e
epistemológicas onde está inserida. A coleta de dados utilizada foi a realização
periódica de encontros de reflexão sobre a prática, com a colaboração de dez
professores que lecionam na escola, no período compreendido entre os meses de
fevereiro e outubro, totalizando 100 horas de atividades que incluíam entrevistas,
questionários, observações, levantamento e análise documental. Para fundamentar
essa reflexão foram trabalhadas as ideias de Freire (1995 e 1996); Pimenta (2006);
Rios (2008); Imbernón (2009), Zaponne (2002); Lima (2001 e 2004); Lajolo (2005).
Sobre a pesquisa-ação colaborativa: Pimenta (2005, 2006); Zeichner e Diniz Pereira
(2005); Franco (2005, 2008); Dione (2008) e Barbier (2002). Os resultados do estudo
apontam para práticas profissionais que revelam experiências formativas de leitura
limitadas e limitantes por parte dos investigados. No entanto, elementos presentes
em seus discursos no decorrer dos encontros de reflexão sobre a prática, revelaram
mudanças de perspectiva na forma como estes profissionais compreendem o ato de
ler, agora associado à leitura crítica da realidade.
Palavras chave: Leitura. Práticas de Leitura. Formação de professores. Pesquisa ação crítico-colaborativa.
Abstract:
This dissertation deals with the practices of reading, personal and professional
teachers who work in the early years of elementary school, considering the different
times, places and activities that enables them to come up with the act of reading.
Considers that the social changes spurred changes in quantitative and qualitative
education systems, where the highlights were significantly increased in enrollment,
certification of teachers and low student performance verified by the official systems
of evaluation, among others, which leave highlights the difficulty of reading teachers
and students. So the big question of this study is how the teachers of the early years
of elementary school understand, develop and evaluate their reading practices? The
basis of these questions are set as objectives: to understand how, and from what
benchmarks are developed reading practices of teachers in the early years of
elementary school, in everyday High School and Elementary Children Danúzio Dr.
Férrer. The methodology was critical collaborative action research, on line Curriculum
and Teacher Training, which includes the work of the educator as praxis, situated
historically and revealing of policy choices, ideological and epistemological where it is
located. The data collection was used to hold regular meetings for reflection on
practice, with the collaboration of ten teachers who teach in school, in the period
between February and October, totaling 100 hours of activities that included
interviews, questionnaires, observations, survey and document analysis. To support
this reflection could work on the ideas of Freire (1995 and 1996), Pimenta (2006),
Rios (2008); Imbernón (2009), Zaponne (2002), Lima (2001 and 2004); Lajolo
(2005). On collaborative action research: Pimenta (2005, 2006), Zeichner and Diniz
Pereira (2005), Franco (2005, 2008), Dione (2008) and Barbier (2002). The study
results point to professional practices that reveal formative experiences limited
reading and bounds by the surveyed. However, elements present in their speeches
during the meetings for reflection on practice, revealed a change in perspective on
how these professionals understand the act of reading, now associated with the
critical reading of reality.
Keywords: Reading. Reading practices. Teacher training. Critical-Collaborative
Action Research.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Silva, Elisangela André da. Práticas de leitura na formação de professores. 2010. 166 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1