Antecedentes e Consequencias da Orientacao para o Cliente entre Empregados: Uma Investigacao na Indu
Autor(es):
Pontes, Pedro Augusto Lopes
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2009
Resumo:
RESUMO0 objeto principal desta tese é o relacionamento entre a orientação para o cliente entre empregados de contato e seus antecedentes e conseqüências no contexto da indústria brasileira de hotéis. Orientação para o cliente, definida como a prática do conceito de marketing ao nível da interação entre o empregado de contato e o cliente, tem sido discutida desde o início dos anos 1980, em particular no contexto das organizações de serviços, onde a satisfação do cliente e, consequentemente, o desempenho organizacional dependem tanto da qualidade intrínseca do serviço quanto da atitude e do comportamento do empregado de contato com o cliente. A partir da revisão da literatura, um modelo conceituai de investigação foi definido com as relações hipotéticas entre o conceito de interesse e seus antecedentes e conseqüências. Submetido a análises estatísticas, inclusive modelagem de equações estruturais, o modelo conceituai serviu de base para a estimação de um modelo estrutural que definiu essas relações na indústria brasileira de hotéis, representada por 48 hotéis da cidade de Fortaleza, na região Nordeste do Brasil. As principais implicações acadêmicas e gerenciais da investigação são baseadas nos achados que indicam que comprometimento organizacional, criatividade do empregado e, indiretamente, desempenho do empregado são as conseqüências da orientação para o cliente entre empregados de contato no contexto investigado. Como antecedentes, o estudo identificou a orientação para aprendizagem entre empregados de contato, controles do processo, controles profissionais e, com o efeito mediador da orientação para aprendizagem entre empregados de contato, autocontroles.Palavras-chave: Orientação para o cliente. Empregados de contato. Serviços.
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Pontes, Pedro Augusto Lopes. Antecedentes e Consequencias da Orientacao para o Cliente entre Empregados: Uma Investigacao na Indu. 2009. Sem Numeração Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2009) – Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024
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