A produção de saberes em espaços e tempos de aprendizagem colaborativa na formação e no trabalho com arte-educação
Autor(es):
Costa, Maria Zenilda
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2009
Resumo:
O estudo tem como questão principal as possibilidades de constituição de saberes entre
arte-educadores nos processos de aprendizagem colaborativa em diferentes tempos e
espaços, tendo em vista o trabalho com arte-educação na escola. Com base em uma
abordagem multirreferencial, ensaiam-se múltiplos diálogos entre as racionalidades que
circulam a trajetória da educação estética nas escolas, pondo em destaque o contexto das
estéticas do cotidiano dos arte-educadores. Busca-se alcançar os seguintes objetivos:
promover a participação dos sujeitos da pesquisa como coprodutores de saberes
voltados para ações na formação, no trabalho com Arte-Educação na escola; refletir
sobre tempos, espaços/mediações significativos para a formação e o trabalho dos arteeducadores; caracterizar os saberes produzidos nos eventos de aprendizagem
colaborativa e suas contribuições para a formação e prática docente dos arte-educadores.
A metodologia da pesquisa-ação colaborativa constituiu-se no próprio percurso da
investigação, realizada em parceria com os professores, coprodutores do conhecimento
elaborado. Obteve-se como resultado a formação de saberes colaborativos de natureza
heterogênea que convergem para a promoção de redes de aprendizagem colaborativa,
tendo a comunidade escolar como foco da educação estética, de modo a favorecer a
produção de outras concepções que facilitam e favorecem o trabalho e a valorização do
arte-educador na escola. À universidade cabe o papel de contribuir para o
desenvolvimento de uma cultura reflexiva que conecte espaços e tempos diversos,
inserindo-se também como sujeito formador e formativo, em parceria com os múltiplos
espaços culturais.
Palavras-chave
Saberes Docentes; Estéticas do Cotidiano; Aprendizagem Colaborativa;
Arte-Educação
Abstract:
The study argues on the possibilities for constructing knowledge among art-educators
within learning processes in different time and settings, to produce collaborative
knowledge that can call for other meanings to educational formation, work, and
curriculum arts actions in school. Based on a multi-reference approach, the research
presents multiple dialogues between rationalities that rely on aesthetical education
trajectory in school, stressing the context art-educators’ daily aesthetics, whose
formative trajectory and teaching work is showed in distinctions of social taste. The
knowledge development paradigm in the multi-reference perspective gathers a
heterogeneous co-production from studies and ways established with subjects during the
collaborative research-action, with the following desired epistemologically coherent
aims: engaging research subjects’ participation as co-producers of knowledge centered
in actions within art-education formation and work at school, and the production of
knowledge that can provide collaborative learning in art-education practice, which
offers formative projects articulated with school culture; reasoning on significant time
settings/neighborhoods as well as their potentialities to intensify collaborative learning
among art-educators; describing knowledge produced within collaborative learning
events and its contribution to instruct and improve art-educators’ teaching practice.
Collaborative research-action methodology, whenever it gathers elements of
ethnographic and etnomethodologic matrices, constituted the very route of
investigation, since it was built along with teachers, the co-producers of knowledge
produced. From investigative experiences carried out in Brazil, Canada and England,
this study designed steps called co-situation, cooperation, and co-production.
Developing investigation based on practical epistemology, gave birth to collaborative
research-action as the front door to diminishing the distance between two worlds: the
one for teaching practice, and the world of academic production on education research;
since the collective production of knowledge from art-educators’ subjectivity
augmented possible contributions to teachers’ work and formation within this teaching
area. Results show that the construction of collaborative knowledge from heterogeneous
nature converges to promoting collaborative learning webs, whereas school community
is the focus of aesthetical education. To University fits the role of contributing to the
development of a reflexive culture that can engage a variety of settings and time, and
placing itself as well as an instructive subject, along with the most diverse cultural
spaces.
Key words
Teachers' knowledge; Daily aesthetics; Collaborative learning; Art-Ecucation
Tipo do Trabalho:
Tese
Referência:
Costa, Maria Zenilda. A produção de saberes em espaços e tempos de aprendizagem colaborativa na formação e no trabalho com arte-educação. 2009. 263 f. Tese (Doutorado em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1