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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Educação a distância com uso de mídias integradas:estudo de caso do curso de controle social das contas públicas

Autor(es):
Correa, Ana Perpétua Ellery

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
om a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996, a educação a distância no Brasil passa a ser uma modalidade reconhecida e, a partir de então, regulamentada. Na última metade dos anos 1990 a EAD ganha impulso, adotando experiências com uso de tecnologias digitais. Na sequência, as instituições públicas e privadas passaram a mesclar suas formações continuadas oferecidas até então de modo presencial, com a modalidade EAD, adotando novas metodologias de ensino-aprendizagem, com a integração de diferentes mídias. A presente dissertação se desenvolveu em torno dessa temática, utilizando a estratégia de abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso. O objetivo do trabalho consiste em resgatar e analisar o processo de introdução da modalidade de EAD pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE), com ênfase no reconhecimento, mapeamento e análise do perfil da formação docente e das estratégias metodológicas adotadas para a viabilização do Curso de Controle Social das Contas Públicas. As técnicas utilizadas para a realização da investigação da dissertação consistiram na observação, acompanhada da análise de conteúdo do discurso dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem do curso, e da análise das avaliações dos cursistas e dos documentos pedagógicos. A dissertação está estruturada em três capítulos, onde são apresentados referenciais teóricos tematizando a formação de professores e a EAD na sociedade da informação com o panorama da evolução dessa modalidade no Ceará, no Brasil, no mundo, analisando a proposta de criação da Escola de Contas e Gestão do TCM-CE e a adoção da EAD, com ênfase no Curso de Controle Social das Contas Públicas. Para análise empírica foi avaliado o alcance e os resultados das formações em EAD concluindo com as considerações finais decorrentes da pesquisa. O estudo demonstrou que a utilização da EAD permitiu triplicar o contingente de população beneficiada com capacitação pelo TCM, se comparado à abrangência verificada em formações presenciais realizadas anteriormente pelo Tribunal, em que os cursistas contaram com o aporte pedagógico mediado pelo uso de mídias integradas, formulada por profissionais na sua maioria com experiência docente. Os resultados das avaliações e a ampliação da utilização de interlocução com o Tribunal demonstraram que o aproveitamento e a permanência no curso foram bastante satisfatórios e as pesquisas realizadas no decorrer do estudo revelaram as vantagens e as limitações decorrentes da implantação dessa modalidade para o atendimento de um público-alvo disperso geograficamente, com perfil de escolaridade heterogêneo. Palavras-chave: Educação a Distância. Mídias Integradas. Formação de Professores. Controle Socia

Abstract:
With the publication of the LDB (laws for the education system) in 1996, the distance education in Brazil becomes a recognized and ruled form of education. In the late 90s the EAD (Distance Education) improves because of the experience through the use of the digital technologies. Following, the public and private institutions start mixing their traditional classroom education system with the new distance education, adopting new methods of teaching and learning with the integration of different media. This dissertation will be developed around this theme using the strategy of qualitative approach called Case Study. The objective of this work consists in recovering and analyzing the process of introduction of the EAD by the TCM – Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (Town Finance Court) from the state of Ceará, with emphasis on recognition, analysis and mapping of the profile of teacher training and methodological strategies adopted for the feasibility of the Curso de Controle Social das Contas Públicas (Course of Social Control of Public Accounts). The techniques used for the completion of the dissertation research consisted in observation, together with the content analysis of the discourse of those involved in the teaching-learning course, and analysis of assessments from students and pedagogical documents. The dissertation is structured in three chapters, where we present theoretical references about the teachers training and the distance education in the information society showing the overview of the development of this form of education in Ceara, in Brazil and in the world, analyzing the proposal of the creation of the Escola de Contas e Gestão (Management and Accounts School) from the TCM-Ce with emphasis in the Course of Social Control of Public Accounts. For empirical analysis we evaluated the extent and results of training in EAD concluding with the final considerations arising from the research. The study showed that the use of EAD allowed increasing three times the number of people benefited with the training offered by the TCM, compared to the range observed in classroom training conducted previously by the TCM, in which the students counted on the pedagogical support mediated by the use of integrated media created by the professionals with teaching experience. The results of the evaluations and the increase of the use of this new form of education by the TCM showed that the distance education is here to stay and that the students’ results were positive. Research has revealed the advantages and limitations of this new form of education for the students who are geographically separated and have different linguistic levels. Key words: Distance Education. Integrated Media. Teacher Training. Social Control.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Correa, Ana Perpétua Ellery. Educação a distância com uso de mídias integradas:estudo de caso do curso de controle social das contas públicas. 2010. 209 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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