Educação a distância com uso de mídias integradas:estudo de caso do curso de controle social das contas públicas
Autor(es):
Correa, Ana Perpétua Ellery
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2010
Resumo:
om a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de
1996, a educação a distância no Brasil passa a ser uma modalidade reconhecida e,
a partir de então, regulamentada. Na última metade dos anos 1990 a EAD ganha
impulso, adotando experiências com uso de tecnologias digitais. Na sequência, as
instituições públicas e privadas passaram a mesclar suas formações continuadas
oferecidas até então de modo presencial, com a modalidade EAD, adotando novas
metodologias de ensino-aprendizagem, com a integração de diferentes mídias. A
presente dissertação se desenvolveu em torno dessa temática, utilizando a estratégia de abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso. O objetivo do trabalho consiste em resgatar e analisar o processo de introdução da modalidade de EAD pelo
Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE), com ênfase no
reconhecimento, mapeamento e análise do perfil da formação docente e das
estratégias metodológicas adotadas para a viabilização do Curso de Controle Social
das Contas Públicas. As técnicas utilizadas para a realização da investigação da
dissertação consistiram na observação, acompanhada da análise de conteúdo do
discurso dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem do curso, e da análise
das avaliações dos cursistas e dos documentos pedagógicos. A dissertação está
estruturada em três capítulos, onde são apresentados referenciais teóricos
tematizando a formação de professores e a EAD na sociedade da informação com o
panorama da evolução dessa modalidade no Ceará, no Brasil, no mundo,
analisando a proposta de criação da Escola de Contas e Gestão do TCM-CE e a
adoção da EAD, com ênfase no Curso de Controle Social das Contas Públicas. Para
análise empírica foi avaliado o alcance e os resultados das formações em EAD concluindo com as considerações finais decorrentes da pesquisa. O estudo demonstrou
que a utilização da EAD permitiu triplicar o contingente de população beneficiada
com capacitação pelo TCM, se comparado à abrangência verificada em formações
presenciais realizadas anteriormente pelo Tribunal, em que os cursistas contaram
com o aporte pedagógico mediado pelo uso de mídias integradas, formulada por
profissionais na sua maioria com experiência docente. Os resultados das avaliações
e a ampliação da utilização de interlocução com o Tribunal demonstraram que o aproveitamento e a permanência no curso foram bastante satisfatórios e as pesquisas
realizadas no decorrer do estudo revelaram as vantagens e as limitações decorrentes da implantação dessa modalidade para o atendimento de um público-alvo disperso geograficamente, com perfil de escolaridade heterogêneo.
Palavras-chave: Educação a Distância. Mídias Integradas. Formação de Professores. Controle Socia
Abstract:
With the publication of the LDB (laws for the education system) in 1996, the distance
education in Brazil becomes a recognized and ruled form of education. In the late
90s the EAD (Distance Education) improves because of the experience through the
use of the digital technologies. Following, the public and private institutions start mixing their traditional classroom education system with the new distance education,
adopting new methods of teaching and learning with the integration of different media. This dissertation will be developed around this theme using the strategy of qualitative approach called Case Study. The objective of this work consists in recovering
and analyzing the process of introduction of the EAD by the TCM – Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (Town Finance Court) from the state of
Ceará, with emphasis on recognition, analysis and mapping of the profile of teacher
training and methodological strategies adopted for the feasibility of the Curso de
Controle Social das Contas Públicas (Course of Social Control of Public Accounts).
The techniques used for the completion of the dissertation research consisted in observation, together with the content analysis of the discourse of those involved in the
teaching-learning course, and analysis of assessments from students and pedagogical documents. The dissertation is structured in three chapters, where we present
theoretical references about the teachers training and the distance education in the
information society showing the overview of the development of this form of education in Ceara, in Brazil and in the world, analyzing the proposal of the creation of the
Escola de Contas e Gestão (Management and Accounts School) from the TCM-Ce
with emphasis in the Course of Social Control of Public Accounts. For empirical
analysis we evaluated the extent and results of training in EAD concluding with the
final considerations arising from the research. The study showed that the use of EAD
allowed increasing three times the number of people benefited with the training offered by the TCM, compared to the range observed in classroom training conducted
previously by the TCM, in which the students counted on the pedagogical support
mediated by the use of integrated media created by the professionals with teaching
experience. The results of the evaluations and the increase of the use of this new
form of education by the TCM showed that the distance education is here to stay and
that the students’ results were positive. Research has revealed the advantages and
limitations of this new form of education for the students who are geographically
separated and have different linguistic levels.
Key words: Distance Education. Integrated Media. Teacher Training. Social Control.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Correa, Ana Perpétua Ellery. Educação a distância com uso de mídias integradas:estudo de caso do curso de controle social das contas públicas. 2010. 209 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024
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