Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Perspectivas teórico-metodológicas do ensino de artes na escola: 1º ao 5º ano

Autor(es):
Santos, Sandra Maria da Silva dos

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
O ensino de Arte na escola passou por grandes transformações no decorrer de sua história. Pesquisadores provaram sua influência no desenvolvimento cognitivo das crianças. Em contato com o mundo do adulto a criança sofre influência sócio-cultural do adulto, do meio e dos grupos nos quais está inserida. Para compreendemos o processo de aquisição da Arte pelas crianças precisamos mergulhar em seu mundo, para entendermos com se dá esse processo. As aulas precisam ser constituídas de um ambiente seguro e atrativo, onde as crianças sintam-se capazes de exercitar suas potencialidades perceptivas, imaginativas e fantasiosas.Propõe-se com esse trabalho analisar a influência da Arte no ensino aprendizagem dos alunos, no sentido de desvelar o seu significado, bem como aferir o papel que a escola desempenha nessa problemática. Diante do objetivo proposto lançamos mão da pesquisa de campo em duas escolas, pública e particular, do município de Fortaleza. Tomamos como objeto de investigação um grupo de quadro (04) professores da disciplina de Arte. A coleta de dados envolveu itens relacionados ao problema da pesquisa: identificação; metodologia de trabalho e diretrizes curriculares. No intento de subsidiar teoricamente a pesquisa de campo, o trabalho encontra-se fundamentado em estudiosos no assunto, destacando-se entre eles: Barbosa (2002), Buoro (2001), Ferraz (1993), Ferreira (2001), Lowenfeld (1977) Martins (1998), Osinski (2007). Durante o processo de desenvolvimento desse estudo foi detectado que o ensino de Arte permanece sendo visto como utilitário e poucos são os professores com especialização na área. Esses professores não desenvolvem seu trabalho baseados na realidade individual de cada criança, além de obedecerem os conteúdos impostos pela escola ou pelos livros didáticos.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Santos, Sandra Maria da Silva dos. Perspectivas teórico-metodológicas do ensino de artes na escola: 1º ao 5º ano. 2010. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1