Coreografias da política cultural: dancituras da diferença na escola de dança de Paracuru
Autor(es):
Silva, Thaís Gonçalves Rodrigues da
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2010
Resumo:
Que potência tem a dança no contexto dos projetos sociais? De que modos esta
linguagem artística vem sendo utilizada? Se na última década boa parte das
publicações da mídia destaca mudanças comportamentais e indica um caminho de
profissionalização a partir da dança, este trabalho é um exercício cartográfico no
sentido de problematizar os discursos estabelecidos em relação aos movimentos de
desterritorialização, rupturas e retererritorializações observadas nas ações
cotidianas e micropolíticas da Escola de Dança de Paracuru. De que modos a dança
nesta vila de pescadores, localizada a 90 quilômetros da capital cearense, vem
traçando suas linhas de fuga aos discursos dominantes, ao mesmo tempo em que
inventa procedimentos éticos e estéticos para manter sua existência? Projeto
iniciado com a Paracuru Companhia de Dança e que atende cerca de 200 crianças e
adolescentes, esta é uma experiência que instiga repensar as iniciativas públicas, no
que diz respeito às políticas culturais, em termos micropolíticos, cotidianos,
processuais em contraponto à mensuração por números, resultados e estatísticas,
em sua linha mais dura: a econômica. O que pode a arte frente à lógica
capitalística? Traça-se aqui, um plano de composição, cujas figuras de relação
estética em cena são agentes da Escola de Dança de Paracuru – alunos,
professores, pais, funcionários – e autores que vêm propondo uma arte conectada
com a vida em termos artísticos e filosóficos, como Isabel Marques, Michel Foucault,
Gilles Deleuze e Félix Guattari. Nosso desejo: apresentar os movimentos singulares
dessa dancitura e propor uma micropolítica dançarina.
Palavras-chave: Política cultural, dança, projetos sociais.
Abstract:
What a might has dance in the social projects context? In which ways has this artistic
language been used? As long as the last decade a good portion of the midia
publications points out behavioral changes and indicates a professionalization way
from dance on, this work is a cartographic exercise in the meaning of doubting the
stablished speeches relating to the desterritorialization movements, rupture and
retererritorializations observed on the daily actions and micropolitics of Paracuru
Dance School. In which ways dance at this fishermen's village, located around 90
kilometers from the capital of Ceará, has been tracing its escape lines from the
prevailing speeches at the same time contriving ethic and aesthetic procedure to
keep up its existence? Project started with Paracuru Dance Company and that takes
care of about 200 children and teenagers, this is an experience which instigates to
think over the public initiatives, regarding the cultural politics, in micropolitic terms,
quotidians, processual in counterpart the number mensuration, results and statistics,
in its hardest line: economic. What can Art facing the capitalistic logic? It traces here,
a composition plan, whose aesthetic relation figures on stage are Paracuru Dance
School's agents – students, teachers, parents, workers – a and authors who have
been proposing a life connected art in artistic and phylosofical terms, as Isabel
Marques, Michel Foucault, Gilles Deleuze and Felix Guattari. Our intention: to
present the singular movements of this danciture and propose a dancing micropolitic.
Key words: cultural politic, dance, social projects
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Silva, Thaís Gonçalves Rodrigues da. Coreografias da política cultural: dancituras da diferença na escola de dança de Paracuru. 2010. 214 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1