A didática do professor do curso de pedagogia da UNIFAP e a formação profissional dos acadêmicos: uma prática para a modernidade ou pós-modernidade?
Autor(es):
Silva, Maria Aparecida Nascimento da
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2010
Resumo:
Este estudo intitulado Didática do Professor do Curso de Pedagogia da UNIFAP e a Formação Profissional dos Acadêmicos: uma prática para a Modernidade ou Pós-Modernidade? Tem como objetivo conhecer as experiências pedagógicas que perpassam no processo educativo no contexto da Universidade Federal do Amapá, mais especificamente no curso de pedagogia, nos anos de 2006 a 2008, considerando os padrões qualitativos e quantitativos. O presente estudo faz uma reflexão sobre a questão da educação e da didática por meio de teóricos como: Pimenta; Anastasiou (2005), Candau (2002), Libâneo (1991), Vasconcellos (2003), Perrenoud (2000, 2002) Vygotsky (2001) e Freire. Além de pesquisadores que investigam sobre a modernidade e pós-modernidade como: Foucault (1984), Pourtois; Desmet (1999), Touraine (1993), Hobsbawn (2007), Eagleton (1998) e Ghiraldelli (2002). Esses focalizam no sentido amplo a realidade que perpassa o ambiente universitário, tendo como foco a construção da excelência do ensino e da aprendizagem. Indicam as teorias que influenciam historicamente a prática docente, as novas abordagens desse contexto e as relações que perpassam no cotidiano se sala de aula. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e quantitativa, realizada por
meio de estudo de caso em uma instituição de ensino superior situada na cidade de Macapá, Estado do Amapá, Norte do Brasil. Quanto aos instrumentos para coleta de dados, optou-se pela entrevista, questionário, observação e análise documental. Foram informantes: coordenadores, docentes e discentes. Os resultados mostraram que a vivência da didática, gradativamente, vem sendo construída a partir da vivência dos pressupostos que viabilizam a preparação profissional dos alunos, tendo como foco os pressupostos teórico-metodológicos da modernidade.
Silva, Maria Aparecida Nascimento da. A didática do professor do curso de pedagogia da UNIFAP e a formação profissional dos acadêmicos: uma prática para a modernidade ou pós-modernidade?. 2010. 174 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024
Esse
Trabalho não possui arquivo digital
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1