Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Avaliação da aprendizagem na metodologia por competência: limites e perspectivas

Autor(es):
Soares, Liege Santos

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
Este trabalho tem como tema central a avaliação da aprendizagem dentro da metodologia de formação por competências em uma Escola do SENAI, o Centro de Formação Profissional Ana Amélia Bezerra de Menezes Souza - CFP AABMS. 0 trabalho tem como objetivo geral investigar o processo de avaliação da aprendizagem que é utilizado na metodologia por competência, verificando seus limites e possibilidades no Curso de Aprendizagem de Auxiliar Têxtil Polivalente. Mais especificamente, pretendemos: relacionar conceitos e pressupostos sobre a avaliação; contrapor os instrumentos utilizados na metodologia tradicional com os instrumentos usados no Curso de Aprendizagem de Auxiliar Têxtil Polivalente elaborado na metodologia por competência. Fizemos uma pesquisa bibliográfica para fundamentarmo-nos teoricamente no processo do ensino-aprendizagem bem como avaliação dentro da metodologia por competência. Os autores abordados foram Jussara Hoffman, Philippe Perrenoud, Pedro Demo dentre outros estudiosos da avaliação. Utilizamos, ainda, uma pesquisa de campo, do tipo estudo de caso na qual realizamos uma visita à escola citada e o curso já mencionado, buscando entender como o docente aplica a avaliação de conhecimento nos alunos e quais suas dificuldades dentro do contexto em que está atuando. A pesquisa está estruturada em três capítulos. No primeiro, conceituamos a avaliação à luz da literatura acadêmica, fizemos um paralelo entre a avaliação tradicional e a avaliação mediadora buscando sempre realizar uma análise crítica de todo o processo. No segundo capítulo, buscamos aprofundar a análise do processo avaliativo dentro da metodologia por competência e sua influência no mundo do trabalho. No terceiro capítulo abordamos o estudo de caso feito no SENAI CFP AABMS onde fizemos uma análise do processo avaliativo e os instrumentos utilizados. Palavras chave: Competência. Avaliação. Educação Profissional.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Soares, Liege Santos. Avaliação da aprendizagem na metodologia por competência: limites e perspectivas. 2010. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 23 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1