Contribuição da teoria psicanalítica para a educação infantil
Autor(es):
Albuquerque, Renata Alves
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2004
Resumo:
O estudo busca identificar as contribuições da Psicanálise para a Educação Infantil como relevância para o desenvolvimento da prática pedagógica. Permite aprofundar conhecimentos sobre a Psicanálise, mostrando a sua contribuição para o desenvolvimento psicossocial das crianças. Durante o desenrolar da pesquisa observou-se que a psicosexualidade infantil é um dos fatores de grande importância no desenvolvimento da personalidade do sujeito e que essa irá desenvolver-se durante todo o contexto escolar, enfatizando, assim a necessidade do seu conhecimento por parte do professor. Tendo em vista o fato de a Psicanálise ocupar um papel destacado entre os saberes que, de forma interdisciplinar, compõe o referencial teórico norteador da prática pedagógica, entende-se que o Pedagogo poderá beneficiar-se na melhoria qualitativa de sua atuação profissional. Em termos gerais, o estudo chega à conclusão que a interrelação entre essas duas áreas (Psicanálise e Educação) se faz necessária para a otimização da vivência escolar, pois com elas a uma mudança no olhar do professor em relação aos seus alunos, como também uma ressignificação das atividades desenvolvidas.
Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Albuquerque, Renata Alves. Contribuição da teoria psicanalítica para a educação infantil. 2004. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2004) – Universidade Estadual do Ceará, , 2004. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024
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