O vídeo pela internet como ferramenta educacional no ensino da geometria
Autor(es):
Oliveira, Francisco Kelsen de
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2010
Resumo:
Este trabalho pesquisou as possibilidades de utilização de canais de vídeo transmitidos na Internet, identificando os exemplos existentes e suas respectivas finalidades. Além disso, aferiu-se como seria o seu uso voltado para a área educacional, já que a Internet possibilitou a inclusão de novas formas de aprendizagem cujas mediações realizadas por computadores pessoais (PC) puderam tomar as aulas mais interativas (LÉVY, 1999). Por sua vez, isso aumenta as opções de trabalho dos professores que quiserem produzir seus conteúdos, dando ênfase às peculiaridades de sua região, bem como ensejando aos estudantes tornarem-se produtores desses conteúdos, pois os recursos necessários para produção, gravação e edição de vídeos se encontram mais acessíveis aos usuários (WOHLGEMUTH, 2005). O armazenamento, a organização e a divulgação desses vídeos que antes eram impossíveis de serem incluídos nas programações das emissoras de TV, sejam essas abertas ou por assinatura, foram disponibilizados na Internet com a criação e expansão do YouTube (ÁVILA, 2008). As escolas públicas não foram excluídas desse processo e receberam computadores com acesso à Internet, incrementando a quantidade de usuários e incluindo digitalmente parte da população. O computador, portanto, deixa de ser apenas um equipamento voltado ao entretenimento, tomando-se uma ferramenta de apoio à difusão da educação (LEVY, 1999). Com base nessas possibilidades, foi realizada uma pesquisa experimental mediante a criação de um curso de Construções Geométricas Elementares (CGE), no qual abordava conceitos matemáticos e atividades com o uso do Geonext, software de Geometria Dinâmica. As aulas foram gravadas em vídeos e disponibilizadas em um canal do YouTube, sendo os alunos divididos em dois grupos: o primeiro teve apenas aulas através dos vídeos, enquanto o segundo grupo as recebeu com professor no laboratório e os vídeos usados como ferramenta auxiliar às aulas. Identificou-se, então, a deficiência dos alunos em relação aos conceitos matemáticos, mas, ao se trabalhar durante o curso, houve resultados positivos. As ferramentas de comunicação e interação, como fóruns e mensagens, foram utilizadas pelos alunos para interagir com os demais alunos e professor, pois o vídeo é uma mídia portável a qualquer plataforma, cujos conteúdos registrados através das imagens e explanações do professor ficam acessíveis a qualquer momento, lugar ou dispositivo capaz de reproduzir o vídeo. Palavras-chave: Vídeo Educacional. Educação a Distância. Educação Matemática.
Abstract:
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Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Oliveira, Francisco Kelsen de. O vídeo pela internet como ferramenta educacional no ensino da geometria. 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 29 de março de 2024
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