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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O bom professor e suas representações no ensino superior

Autor(es):
Silva Júnior, Roberto da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2006

Resumo:
Essa monografia analisa o conceito de bom professor, na Universidade Estadual Vale do Acaraú, no Curso de Licenciatura em História, na cidade de Guaiúba. Foram usados como referencial teórico os conceitos de bom e de mau na perspectiva das contribuições filosóficas de Friedrich Nietzsche (1844-1900) - A Genealogia da Moral; e os conceitos de Ensinagem e Cidadania. Como referencial metodológico, optou-se pela análise qualitativa, ou seja, privilegiou-se as falas de alguns sujeitos envolvidos com o processo de aprendizagem, naquela turma de Licenciatura em História. Foram entrevistados dois professores e cinco alunos. A hipótese principal aponta que o conceito de bom professor é amplamente reconhecido como o professor competente, capaz de preparar satisfatoriamente o educando para inserir-se no mercado trabalho. Portanto, a hipótese central desse estudo é a de que o educador no ensino superior privado prioriza como objetivo primordial à formação de competências e habilidades que possibilitem o educando inserir no modelo de sociedade vigente. Esse fato, de acordo com o referencial teórico-pedagógico que privilegiamos como guia de nosso estudo, inibe uma formação plena para o exercício da cidadania. Entre outras hipóteses, destacou-se a de que nos cursos de formação pedagógica, de caráter aligeirado, como é caso dos cursos de formação da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), relegam-se e se desviam de uma formação discente mais crítica e reflexiva e que permitam a efetivação do homem como sujeito ativo do mundo que lhe cerca, por conseguinte, refuta o verdadeiro cidadão. Após a análise dos resultados da pesquisa, evidenciou-se que os professores e alunos daquela turma entendem que o objetivo principal da formação docente daquele curso de Licenciatura em História é a formação de mão-de-obra necessária para atender às demandas e exigências de uma sociedade de mercado. Ficou evidenciada a necessidade que as novas turmas que forem criadas partam de uma análise do projeto político-pedagógico do curso, pois apesar de estarmos falando de um curso de História do qual se exige uma postura mais crítica e consciente diante dos fatos e fenômenos histórico-sociais, na verdade, buscam a formação de mão-de-obra qualificada para se inserir no mercado de trabalho, qual seja de professores.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Silva Júnior, Roberto da. O bom professor e suas representações no ensino superior. 2006. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2006) - Universidade Estadual do Ceará, , 2006. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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