O construtor ético psicopedagógico nas relações de poder
Autor(es):
Miranda, Naiola Paiva da
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2010
Resumo:
A temática proposta, O Construto ético psicopedagógico nas relações de poder, tem como objetivo geral, compreender o construto ético do psicopedagogo. Especificamente analisar seus pressupostos e conceitos, refletir sobre a atuação ética do psicopedagogo na relação ensinante e aprendente e suas possibilidades de intervenção no contexto clínico e institucional, identificar a partir de cada discurso dos sujeitos pesquisados o ponto de vista sobre ética, a psicopedagogia e as relações de poder inerentes; O interesse pelo tema pesquisado deu-se a partir do relevante trabalho do psicopedagogo que compõe-se de um contexto sistêmico e dialético e o mesmo requer uma postura ética. Este construto, a ética é de grande relevância na psicopedagogia em que o objeto de estudo se concentra na aprendizagem humana, e de muita importância, perante a sociedade, familia, escola, para a formação profissional e também para a expansão no campo do conhecimento. Partindo desses pressupostos evidencia-se o questionamento central que norteou esta pesquisa: Como se dá o construto da ética? as categorias de análise tais como: Ética Psicopedagogia - Psicopedagogo e Relações de Poder, foram embasadas nos aportes teóricos em Beauclair (2007). Bossa (2000), Brandão (2005), Fabricio (2000) Foucault (1979), Freire (1996), Gil (2002), Gonçalves (2005). Minayo (2007), Morin (2007), Ponce (2001), Porto (2007), Ribeiro; Marques, Ribeiro Marco (2003). Rios (2007). Russo (2005), e Vasquez (2008). O trabalho desenvolveu-se no contexto explicativo e está estruturado em três capítulos. No primeiro capítulo encontra-se contextualizando a ética. O segundo capítulo reflete-se um olhar sobre o papel da educação no construto ético psicopedagógico. No terceiro capítulo comenta-se as perspectivas dos atores investigados, com os dados em uma abordagem qualitativa; adotou-se uma pesquisa documental, na qual a coleta de dados realizou-se com a análise dos dados através de cartas. O lócus desta pesquisa deu-se na Universidade Estadual do Ceará. As concepções dos atores investigados foram conscientizadoras de que a consciência moral e o compromisso ético são fatores imprescindíveis para o exercício da práxis psicopedagógica. Palavras-chave: Ética; Psicopedagogia; Relações de poder.
Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Miranda, Naiola Paiva da. O construtor ético psicopedagógico nas relações de poder. 2010. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024
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