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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A criança e o adolescente no cenário da redemocratização: representações sociais em disputa

Autor(es):
Pinheiro, Ângela de Alencar Araripe

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2001

Resumo:
O trabalho apresenta, de início, a trajetória da autora, como participe da transformação, no Brasil, do problema da criança e do adolescente em problema social, na encruzilhada da sua vivência acadêmica e da sua ação política, que, por sua vez, lhe exigiram a metamorfose dessa dimensão da questão social em questão sociológica. O objeto deste estudo assim se enuncia: compreender a dinâmica de circulação e de embates de representações sociais da criança e do adolescente, na qual se deu o reconhecimento legal dos direitos e da proteção a criança e do adolescente. 
Para tanto, um caminho analítico foi traçado, buscando compreender como a criança e o adolescente têm sido pensados no interior da vida social brasileira. Foi, então, procedida a construção de uma teorização, tentando categorizar as representações sociais mais recorrentes da criança e do adolescente, no pensamento social brasileiro. Tal matriz teórico-analítica serviu, então, de fio condutor primeiro de todo o estudo. Em seguida, foi abordado o trato público da criança e do adolescente, tomando-o como lócus de circulação e de embate de representações sociais nos espaços - governamentais e da sociedade civil, relacionando representações, espaços e práticas sociais concernentes à criança e ao adolescente, no Brasil dos anos 70 e 80, recorte temporal equivalente ao período de redemocratização brasileira. A investigação adentra, enfim, em seu universo empírico por excelência, o processo de funcionamento da Assembléia Nacional Constituinte (ANC 87-88), a qual coube elaborar a Constituição Federal (CF 88), portadora das inovações, no País, das prerrogativas legais sobre a criança e o adolescente. A análise do material discursivo produzido na ANC 87-88 e de seu produto final - CF 88- levou a constatações centrais sobre a circulação e o embate de representações sociais da criança e do adolescente, durante os trabalhos constituintes, que são então reveladas e analisadas numa dupla direção: o distanciamento, no plano do discurso, entre as produções do Processo Constituinte e o texto constitucional; e, mais ainda, o distanciamento entre a produção constituinte e o pensamento social brasileiro. Por fim, o estudo apresenta uma contextualização do Brasil contemporâneo - dos anos 90 e do início do século XXI-, tendo como referência analítica a atual circulação e embate de representações sociais da criança e do adolescente na vida social do País. 

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Pinheiro, Ângela de Alencar Araripe. A criança e o adolescente no cenário da redemocratização: representações sociais em disputa. 2001. 362 f. Tese (Doutorado em 2001) - Universidade Estadual do Ceará, , 2001. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

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