Representações sociais para a formação do doador de sangue, órgãos, tecidos e partes do corpo
Autor(es):
Sousa, Shirley Alves de
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2007
Resumo:
Nesta pesquisa é apresentado um estudo de caso com o objetivo de analisar as representações sociais (RS) dos alunos, docentes e equipe técnica para a formação do doador de sangue, órgãos, tecidos e partes do corpo, do Curso de Pedagogia - Noturno - do Instituto Bondespachense Presidente Antônio Carlos - IBPAC/ Faculdade de Educação - FACEB, na cidade de Bom Despacho, município de Minas Gerais. Como referencial para análise, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais de Émile Durkheim, Serge Moscovici e colaboradores, em especial as contribuições de Denise Jodelet, e o referencial da Teoria Construtivista. Foram aplicados questionários para 146 alunos, 11 docentes e 5 elementos da equipe técnica, e realizadas entrevistas com três grupos focais, dois de alunos, e um de docentes e equipe técnica, em 2006. Os dados dos questionários foram processados e analisados estatisticamente. As informações obtidas com as entrevistas contribuíram para a contextualização dos dados do questionário. Verificou-se que as representações sociais para a doação de sangue, órgãos tecidos e partes do corpo, no Curso de Pedagogia analisado se constroem, a priori, com base na necessidade, medo e responsabilidade. Os discursos pedagógicos convergem para a possibilidade da inclusão do tema doação como conteúdo programático multidisciplinar em cursos de formação docente, pois a melhoria na informação da população é fator decisivo para aumentar a demanda de doadores. Propostas de temas e conteúdos foram formuladas visando formar o futuro doador ou multiplicador da idéia de doar. Palavras-chave: representações sociais, doação de sangue, órgãos, tecidos e partes do corpo, formação docente.
Abstract:
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Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Sousa, Shirley Alves de. Representações sociais para a formação do doador de sangue, órgãos, tecidos e partes do corpo. 2007. 170 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2007) - Universidade Estadual do Ceará, , 2007. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024
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