Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Diários de formação: trajetórias narrativas de vida e docência

Autor(es):
Grangeiro, Manuela Fonseca

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
A formação docente na atualidade é acompanhada pelos inúmeros estudos e publicações que destacam as falhas do ensino e das limitações e precariedade na formação, sendo estes alguns dos motivos da crise que assola a educação nos dias atuais. Os professores, na dinâmica de suas atividades diárias, muitas vezes não se percebem inseridos numa sociedade exploradora e desigual. A exigência de certificação faz com que os professores se acumulem nas tarefas e trabalhos. Nesse contexto estão os professores participantes da pesquisa que compõem o quadro docente de uma escola da zona rural de um município do Estado do Ceará, integrante da lista de municípios com notas inferiores no índice de analfabetismo estadual e nacional. Diante dessa realidade, a decisão da pesquisa se deu no sentido de contribuir com a reflexão daqueles docentes. A grande pergunta que mediou o trabalho foi: Qual a contribuição da pesquisa-ação crítico-colaborativa na formação docente e na ressignificação de suas práticas? As categorias de análise surgiram no contato com a realidade da pesquisa de campo, são elas: docência e formação. O caminho metodológico foi a pesquisa-ação crítico-colaborativa dentro da abordagem qualitativa, privilegiando a participação do grupo como copesquisador e possibilitando a junção dos saberes da Universidade com os saberes do grupo no espaço investigado e na construção do conhecimento pedagógico. O Objetivo Geral do trabalho foi: Analisar o processo formativo e a reflexão sobre a prática docente no decorrer da pesquisa-ação crítico-colaborativa com professores da Escola Pública a partir das narrativas dos Diários de Formação. E como Objetivos Específicos: (1) Investigar o trabalho dos professores, seus saberes e processos formativos que influenciam no desenvolvimento das suas práticas; (2) Conhecer os fundamentos da pesquisa-ação crítico-colaborativa, enquanto mediadora da práxis docente; (3) Verificar nas narrativas dos Diários de Formação dos professores e coordenadores (sujeitos da pesquisa) pontos de reflexão que indiquem as aprendizagens pedagógicas e a ressignificação da prática docente. O trabalho de formação com o grupo participante aconteceu em sete encontros, e foi enfatizado o trabalho com a arte e a utilização de músicas e filmes como mediadores da aprendizagem. No estudo teórico, houve a aproximação dos autores: Freire (1975, 1978, 1979, 1994, 1996, 2000, 2002); Ghedin (2004); Barbier (1998); Moraes (1997, 2004, 2008); Pimenta (2000, 2002, 2003, 2004, 2006, 2008) e Lima (2001, 2002, 2004). A análise dos dados se deu a partir das narrativas dos Diários de Formação. Palavras-chave: Docência. Formação. Pesquisa-ação crítico-colaborativa. Diários de Formação.

Abstract:
The teacher education today is accompanied by numerous studies and publications that highlight the failures of education, limitations and lack of job training, which are some of the reasons for the crisis in education today. Teachers in the dynamics of their daily activities, often do not recognize inserted in exploitative and unequal society. The requirement of certification is that teachers accumulate in tasks and work. In this context teachers are participating in the research that make up the teaching staff of a school in a rural county in the state of Ceara, a member of the list of municipalities with lower notes of illiteracy in the state and national levels. Given this reality, the decision of the research occurred in order to contribute to the reflection of those teachers. The big question that has guided the work was: What is the contribution of action research in critical-collaborative teacher education and reframe their practices? The categories of analysis emerged in touch with the reality of field research, they are: teaching and training. The methodological approach was action research in collaborative critical-qualitative approach, favoring the participation of the group as co-researcher and allowing the pooling of knowledge of the University with the knowledge within the group investigated and the construction of pedagogical knowledge. The General objective of this study was: to analyze the learning process and reflection on teaching practice during the action research collaborative with critical and public school teachers from the narratives of daily training. And the following objectives: (1) investigate the work of teachers, their knowledge and training processes that influence the development of their practices, (2) Understanding the basics of action research, critical-collaborative, as a mediator of practice teaching, (3) Check the narratives of daily training of teachers and coordinators (research subjects) reflection points indicating the teaching and learning of meaning to teaching practice. On the job training with the group occurred in seven meetings, and the work was emphasized with the use of art, music and movies as learning facilitators. In the theoretical study, there was the approach of the authors: Freire (1975, 1978, 1979, 1994, 1996, 2000, 2002); Ghedin (2004); Barbier (1998), Moraes (1997, 2004, 2008), Pimenta (2000 , 2002, 2003, 2004, 2006, 2008) and Lima (2001, 2002, 2004). Analysis of data was based on the narratives of daily training. Keywords: Teaching. Training. Action research is critical and collaborative. Daily Training.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Grangeiro, Manuela Fonseca. Diários de formação: trajetórias narrativas de vida e docência. 2009. 203 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 17 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1