Diários de formação: trajetórias narrativas de vida e docência
Autor(es):
Grangeiro, Manuela Fonseca
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2009
Resumo:
A formação docente na atualidade é acompanhada pelos inúmeros estudos e
publicações que destacam as falhas do ensino e das limitações e precariedade na
formação, sendo estes alguns dos motivos da crise que assola a educação nos dias
atuais. Os professores, na dinâmica de suas atividades diárias, muitas vezes não se
percebem inseridos numa sociedade exploradora e desigual. A exigência de
certificação faz com que os professores se acumulem nas tarefas e trabalhos. Nesse
contexto estão os professores participantes da pesquisa que compõem o quadro
docente de uma escola da zona rural de um município do Estado do Ceará,
integrante da lista de municípios com notas inferiores no índice de analfabetismo
estadual e nacional. Diante dessa realidade, a decisão da pesquisa se deu no
sentido de contribuir com a reflexão daqueles docentes. A grande pergunta que
mediou o trabalho foi: Qual a contribuição da pesquisa-ação crítico-colaborativa na
formação docente e na ressignificação de suas práticas? As categorias de análise
surgiram no contato com a realidade da pesquisa de campo, são elas: docência e
formação. O caminho metodológico foi a pesquisa-ação crítico-colaborativa dentro
da abordagem qualitativa, privilegiando a participação do grupo como copesquisador e possibilitando a junção dos saberes da Universidade com os saberes
do grupo no espaço investigado e na construção do conhecimento pedagógico. O
Objetivo Geral do trabalho foi: Analisar o processo formativo e a reflexão sobre a
prática docente no decorrer da pesquisa-ação crítico-colaborativa com professores
da Escola Pública a partir das narrativas dos Diários de Formação. E como Objetivos
Específicos: (1) Investigar o trabalho dos professores, seus saberes e processos
formativos que influenciam no desenvolvimento das suas práticas; (2) Conhecer os
fundamentos da pesquisa-ação crítico-colaborativa, enquanto mediadora da práxis
docente; (3) Verificar nas narrativas dos Diários de Formação dos professores e
coordenadores (sujeitos da pesquisa) pontos de reflexão que indiquem as
aprendizagens pedagógicas e a ressignificação da prática docente. O trabalho de
formação com o grupo participante aconteceu em sete encontros, e foi enfatizado o
trabalho com a arte e a utilização de músicas e filmes como mediadores da
aprendizagem. No estudo teórico, houve a aproximação dos autores: Freire (1975,
1978, 1979, 1994, 1996, 2000, 2002); Ghedin (2004); Barbier (1998); Moraes (1997,
2004, 2008); Pimenta (2000, 2002, 2003, 2004, 2006, 2008) e Lima (2001, 2002,
2004). A análise dos dados se deu a partir das narrativas dos Diários de Formação.
Palavras-chave: Docência. Formação. Pesquisa-ação crítico-colaborativa. Diários
de Formação.
Abstract:
The teacher education today is accompanied by numerous studies and publications
that highlight the failures of education, limitations and lack of job training, which are
some of the reasons for the crisis in education today. Teachers in the dynamics of
their daily activities, often do not recognize inserted in exploitative and unequal
society. The requirement of certification is that teachers accumulate in tasks and
work. In this context teachers are participating in the research that make up the
teaching staff of a school in a rural county in the state of Ceara, a member of the list
of municipalities with lower notes of illiteracy in the state and national levels. Given
this reality, the decision of the research occurred in order to contribute to the
reflection of those teachers. The big question that has guided the work was: What is
the contribution of action research in critical-collaborative teacher education and
reframe their practices? The categories of analysis emerged in touch with the reality
of field research, they are: teaching and training. The methodological approach was
action research in collaborative critical-qualitative approach, favoring the participation
of the group as co-researcher and allowing the pooling of knowledge of the University
with the knowledge within the group investigated and the construction of pedagogical
knowledge. The General objective of this study was: to analyze the learning process
and reflection on teaching practice during the action research collaborative with
critical and public school teachers from the narratives of daily training. And the
following objectives: (1) investigate the work of teachers, their knowledge and
training processes that influence the development of their practices, (2)
Understanding the basics of action research, critical-collaborative, as a mediator of
practice teaching, (3) Check the narratives of daily training of teachers and
coordinators (research subjects) reflection points indicating the teaching and learning
of meaning to teaching practice. On the job training with the group occurred in seven
meetings, and the work was emphasized with the use of art, music and movies as
learning facilitators. In the theoretical study, there was the approach of the authors:
Freire (1975, 1978, 1979, 1994, 1996, 2000, 2002); Ghedin (2004); Barbier (1998),
Moraes (1997, 2004, 2008), Pimenta (2000 , 2002, 2003, 2004, 2006, 2008) and
Lima (2001, 2002, 2004). Analysis of data was based on the narratives of daily
training.
Keywords: Teaching. Training. Action research is critical and collaborative. Daily
Training.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Grangeiro, Manuela Fonseca. Diários de formação: trajetórias narrativas de vida e docência. 2009. 203 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 17 de maio de 2024
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