Gestão do trabalho pedagógico na escola: análise das repercussões do progestão na formação docente
Autor(es):
Lopes, Tania Maria Rodrigues
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2009
Resumo:
Esta pesquisa tem como foco central a condição profissional do coordenador pedagógico
egresso do PROGESTÃO e visualiza a escola como espaço de formação docente continuada.
Para compreendermos estes e outros problemas que permeiam a prática pedagógica,
focalizamos nossa atenção nas dificuldades enfrentadas pela coordenação pedagógica para
implantação da formação em serviço e a transformação da escola em espaço potencial de
profissionalização docente. A pesquisa centralizou-se no problema: que formação docente os
coordenadores pedagógicos egressos do progestão, atuantes nas escolas da rede estadual de
Juazeiro do Norte desenvolveram no espaço escolar onde atuam? A investigação desenvolveu-se no período 2007 – 2008. Optou-se pela pesquisa qualitativa, assumindo a forma de estudo
de cunho exploratório e descritivo. Utilizaram-se como formas para coletar os dados,
entrevista semi-estruturada exploratória, observações diretas registradas em diário de campo e
a pesquisa documental. O processo de análise se deu por meio da análise de conteúdos
temáticos, como método para acessar as informações que ultrapassassem as aparências. Os
dados nos forneceram alguns achados: as circunstâncias econômicas, políticas e sociais
influenciaram e definiram algumas mudanças na prática educativa; são grandes os desafios e
fragilidades no delineamento teórico-metodológico da formação docente; os procedimentos
foram marcados por circunstâncias e escolhas políticas, administrativas, organizativas e
metodológicas, dimensionando uma desarticulação entre as instâncias de gestão do sistema e
a escola, bem como, a descontinuidade dos projetos; a disciplinarização e fragmentação do
conhecimento centralizado nos resultados de avaliações internas e externas; a feminização da
atividade; desvalorização da Pedagogia como formação básica, identificando-se outras áreas
como Ciências Biológicas e Letras; jogo de interesses e poderes nas relações entre o diretor e
as coordenadoras, apontando demarcação de territórios no contínuum da gestão escolar; o
progestão foi bom em seu todo, no entanto a formação específica direcionada ao trabalho
pedagógico foi inconsistente em decorrência da escassez de estudos, análises de situações
concretas de trabalho e, especialmente, descontinuidade da formação; o encantamento do
discurso das mudanças se esvaziou no contexto da realidade, assim como a desvalorização
das ciências da educação por parte das políticas públicas em educação, que procuraram
encontrar no progestão uma forma de legitimar a atuação de profissionais de outras áreas na
gestão do trabalho pedagógico.
PALAVRAS-CHAVE: coordenação pedagógica, progestão, formação docente em serviço,
espaço escolar.
Abstract:
This research has as its main purpose analyzing the effects or contributions of the
PROGESTÃO course in the Academic Coordinator‟s professional level. This work visualizes
the school as a space for building effective teachers. To understand these and other problems
that permeate the pedagogical practice, we have focused our attention on the difficulties faced
by the Academic Coordination while working to transform the school in a potential space of
increased learning. The question is: What type of educational work was developed by the
student coordinators of PROGESTÃO once they got back to their school unit? This
investigation was done in 2007 – 2008 in the form of a qualitative research that takes the form
of exploration and description study. Semi-structured explorative interviews, in loco
observations registered in journals and documental research were used in order to collect data.
The process of analysis happened through thematic contents observations, as the way to
access some information that go besides appearances. Data showed these points: economical
political and social circumstances influenced and defined some changes in the educational
practice; there are many challenges and inconsistencies in the methodological theoretical
delineation of the teacher formation; governmental interference in the administrative
organizational and methodological routine of the schools has caused many troubles between
the management of the system and the school unit members, as well as the at the fact that nofollow up of the projects is done; the fragmentation of knowledge in subjects is centralized in
the results of internal and external evaluations; the Academic Coordinator activity is basically
considered women‟s work; Pedagogy as basic formation is not considered as ighly
academically as other areas such as Biological Sciences and Lit; interests and powers play a
role in the relationship among the director and coordinators, territory demarcation in
continuum of the school management; in a general sense, the PROGESTÃO course was good,
however the specific formation of the pedagogical work was inconsistent caused by the
reduced source of studies and no analyses of school schedule concrete situations, and,
specially, no-follow up of the formation course; the enthusiasm of the talk about “changes”
was emptied in the reality context, as well as the depreciation of the sciences of the education
in public politics, which intend to justify in the PROGESTÃO course the professionals' acting
of other areas in the management pedagogical work.
KEY-WORDS: Academic Coordination, Progestão course, teacher formation, school space.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Lopes, Tania Maria Rodrigues. Gestão do trabalho pedagógico na escola: análise das repercussões do progestão na formação docente. 2009. 150 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 17 de maio de 2024
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