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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A psicopedagogia e a pedagogia afetiva: suportes à inclusão de alunos com paralisia cerebral no ensino regular

Autor(es):
Moura, Rita de Cássia Martins Enéas

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
A monografia busca trazer à reflexão, as temáticas da educação inclusiva e da Psicopedagogia, tomando como pressupostos teóricos - metodológicos os fundamentos da Pedagogia Afetiva, e como estes podem contribuir enquanto suporte as práticas inclusivas, com alunos que apresentam paralisia cerebral no contexto da escola. O relato de experiências realizado com duas alunas que vivenciam estas limitações desenvolveu-se em escola particular de Ensino Fundamental, situada na periferia do município de Fortaleza, mais precisamente no bairro denominado Conjunto Esperança. Ali estão matriculadas em sala de aula regular desde 2006, as garotas que aqui serão chamadas Dália e Jasmim. O relato vem comprovar a importância dos envolvidos no espaço da escola, de contextualizar a inclusão enquanto direito a ser resgatado, para que suas atitudes possam ser transformadas ou fortalecidas, o que só é possível com o engajamento coletivo da comunidade escolar. Paralelamente fundamenta a necessidade da especialização pedagógica, valorização profissional e formação continuada dos educadores, para que estes se sintam preparados no enfrentamento dos desafios e preconceitos porque passam as pessoas com deficiências, e assim, possam desenvolver em si próprios o perfil de educador sócio-afetivo. As observações e depoimentos realizados vieram constatar as mudanças nas relações sociais, que se estabeleceram no espaço escolar a partir do convívio diário com Jasmim e Dália.O aprofundamento teórico de estudiosos como Paulo Freire, Gabriel Chalita , Edgar Morin e Phillipe Perrenoud, aliada a operacionalização das etapas do método sócio-afetivo, contribuíram sobremaneira para repensar antigas condutas e atitudes, construir vínculos mais verdadeiros e agir com mais firmeza no trato com as situações de preconceito. Evidenciar a relevância dos sentimentos nas relações humanas e fundamentar a necessidade de se ampliar esse olhar, é proposta explicita em todas as etapas deste trabalho, como se constitui uma obra inacabada, um capítulo nesta questão vital, tranqüiliza a certeza de que outros capítulos virão, para revelar de modo generoso e contundente, algo antes camuflado sob as vestes da vergonha e do preconceito: o direito aos direitos fundamentais da pessoa humana, apresente deficiência ou não.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Moura, Rita de Cássia Martins Enéas. A psicopedagogia e a pedagogia afetiva: suportes à inclusão de alunos com paralisia cerebral no ensino regular. 2009. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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