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Repositório Institucional - UECE
Título:
Gestão local de políticas: estudo comparativo sobre a condução do PROFA em municípios cearenses

Autor(es):
Rabelo, Clotenir Damasceno

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
Este estudo aborda a gestão de políticas de formação continuada de professores em âmbito local. Analisa a implantação, execução e repercussões do Programa de Formação de Alfabetizadores (PROFA), formulado pelo Ministério da Educação, implantado em parceria com Estados e executado pelos municípios em 2001/2002. A investigação, de natureza qualitativa, do tipo estudo comparativo de caso, examina a iniciativa nos municípios de Icapuí e Aracati, recorte feito à implantação do Programa no Ceará, por intermédio da Secretaria Estadual da Educação Básica. A análise, que toma como base documentos oficiais e as percepções dos sujeitos que compõem os/as sistemas/redes de ensino municipais (gestores, técnicos, professores), discute questões como: formulação macro e execução micro de políticas educativas; gestão de políticas no Ceará e suas especificidades históricas, peculiaridades e relações com os municípios; implicações da indução externa na gestão local; processos decisórios que incidem na implantação e execução de tais propostas; fatores contextuais que concorrem para o êxito destas iniciativas; diferentes culturas políticas e educacionais na regulação da gestão local. A implantação de políticas é abordada como resultante da ação de instâncias nacionais e subnacionais, via procedimentos de oferta federal, mediação estadual e recepção municipal por meio de estratégias de indução externa e adesão interna, como práticas centradas nos gestores e nas relações entre eles. A execução e repercussão são apresentadas com base na ideia de que o espaço da gestão local é marcado por processos decisórios internos e por especificidades históricas municipais na condução das políticas. A investigação aponta que a implantação e execução do PROFA, como política homogeneizada, obedeceu aos ritmos municipais e suas determinações, explicitados por meio de mecanismos de regulação interna/local, que incidiram sobre o êxito dessa política. O estudo demonstra, ainda, que a microrregulação dos sujeitos da gestão em cada Município permitiu adequações e incorporações distintas do Programa mediante atuações particulares e interferências das especificidades do projeto político e educacional do Estado e dos municípios e das relações entre estes. No plano das repercussões a pesquisa revelou que a efetividade do programa se relaciona ao nível de convergência com a trajetória formativa e com a funcionalidade que tem para seus usuários, em particular os docentes, e no atendimento às demandas de seus contextos de trabalho. Palavras-Chave: Gestão local. Indução externa. Processos decisórios. Especificidades históricas

Abstract:
Este estudio trata de la gestión de las políticas de formação continua de profesores en ámbito local. Analisa la implantación, ejecución y repercusiones del Programa de Formação de Alfabetizadores (PROFA), elaborado por el Ministério de la Educação - MEC, implantado en parceria con los Estados y ejecutado por los municípios entre 2001/2002. La pesquisa, de tipo qualitativa, estudo de caso comparativo, examina el progrma, PROFA, en los municípios de Icapuí y Aracati, recorte hecho a la implantação del Programa en el Ceará, por intermédio de la Secretaria Estadual de la Educação Básica. El análise, que tiene como base documentos oficiales y las percepciones de los sujetos que componen los/las sistemas/redes de enseñanza municipales (gestores, técnicos, profesores), debate aspectos como: formulación macro y ejecución micro de políticas educativas; gestión de políticas en el Ceará y sus particularidades históricas, peculiaridades y relaciones con los municípios; implicaciones de la inducción externa en la gestión local; procesos decisórios que inciden en la implantación y ejecución de tales propuestas; factores contextuales que concurrem para el éxito de estas iniciativas; diferentes culturas políticas y educacionales en la regulación de la gestión local. La implantación de políticas es tratada como consecuencia de la acción de instancias nacionales y subnacionales, via procedimientos de oferta federal, mediación estadual y recepción municipal por medio de estratégias de inducción externa y adesión interna, como prácticas centradas en los gestores y en las relaciones entre ellos. La ejecución y repercusión son presentadas con base en la idéia de que el espacio de la gestión local es marcado por procesos decisórios internos y por particularidades históricas municipales en la condución de las políticas. La pesquisa sugiere que la implantación y ejecución del PROFA, como política homogeneizada, obedecio a los ritmos municipales y sus determinaciones, explicitados por medio de mecanismos de regulación interna/local, que incidieron sobre el éxito de esa política. El estudio demuestra, todabía, que la microregulação de los sujetos de la gestión en cada Município permitió adequaciones e incorporaciones distintas del Programa mediante actuaciones particulares e interferencias de las especificidades del proyecto político y educacional del Estado y de los municípios, y de las relaciones entre estos. En el plano de las repercusiones, la pesquisa reveló que la efectividad del programa relacionase al nível de convergencia con la trajectória formativa y con la funcionalidade que tiene para sus usuários, en particular los docentes, y en el atendimiento a las demandas de sus contextos de trabajo. Palabras-Clave: Gestión local. Inducción externa. Procesos decisórios. Especificidades históricas 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Rabelo, Clotenir Damasceno. Gestão local de políticas: estudo comparativo sobre a condução do PROFA em municípios cearenses. 2010. 226 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2010) - Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

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