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Título:
Discurso da reparação: análise da intertextualidade em Fagin, o Judeu de Will Eisner como desconstrução do estereótipo do judeu em Oliver Twist de Charles Dickens

Autor(es):
Dourado, Tânia Marcília Rodrigues de Andrade

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
Esta dissertação apresenta um estudo das relações de intertextualidade nos quadrinhos Fagin, o judeu de Will Eisner como desconstrução do estereótipo do judeu em Oliver Twist de Charles Dickens e instauração de um discurso que busca reparar um problema social crescente: o preconceito étnico, religioso e cultural. A pesquisa elege a metodologia qualitativa para análise dos dados e a perspectiva teórica da Análise de Discurso Crítica, combinada com os novos estudos sobre a Teoria da Multimodalidade. Essas teorias enfatizam as práticas sociais, as relações de poder e a ideologia na constituição da linguagem verbal e de outras semioses (cf. FAIRCLOUGH 2003, 1992; KRESS & VAN LEEUWEN 2001, 1996). Definida a intertextualidade como categoria orientadora da análise, utilizou-se também os estudos sobre a Transtextualidade de Gerard Genette (1982). O trabalho indaga se há efetivamente uma desnaturalização do discurso antissemita através da multimodalidade na arte sequencial de Eisner em Fagin, o judeu, buscando investigar as características intertextuais utilizadas na desconstrução da personagem de Dickens e, de que modo, tal desconstrução instaura um novo tipo de discurso, o Discurso da Reparação. Os resultados mostram que a obra de Eisner estabelece relações intertextuais com a obra Oliver Twist, traduzindo-se em uma recontextualização daquela obra ao incluir vozes silenciadas por Dickens, representadas por meio de linguagem verbal e não-verbal. Também percebe-se que Fagin, o judeu, como resultado de uma prática discursiva de intervenção literária, promove uma mudança discursiva ao subverter o discurso discriminatório em uma paródia reparadora. Fagin, o Judeu, modificando a arquitextualidade de Oliver Twist, não apenas modifica-lhe o gênero literário: através de sua arte sequencial, reconta a história de Dickens para lhe conferir um novo sentido, um sentido menos cruel e mais justo da realidade social humana.

Abstract:
This dissertation presents a study on the intertextual relationships in the graphic novel of Will Eisner’s Fagin the Jew as deconstruction of the Jewish stereotype in Charles Dickens’s Oliver Twist and the establishment of a Discourse on the Restoration of an increasing social problem: the ethnical, religious and cultural prejudice. As for the analysis of data it is chosen the qualitative methodology as well as the theoretical perspective of the Critical Discourse Analysis, combined with new studies on Multimodality Theory. Those theories highlight the social practices, the power relationships and the ideology in the constitution of verbal language and other semiosis (cf. FAIRCLOUGH 2003; 1992; KRESS & VAN LEEUWEN 1996, 2001). Having defined the intertextuality as the major category for the analysis, studies on Transtextuality by Gerard Genette (1982) were also used. The work inquires if there is a true denaturalization on the anti-Semitic discourse through multimodality in the sequential art of Eisner’s Fagin the Jew, aiming at investigating which intertextual characteristics are used in the deconstruction of Dickens’s character and how such deconstruction establishes a new sort of discourse, the Discourse on the Restoration. The results show that Eisner’s work set up intertextual relations with that of Oliver Twist, providing a recontextualization of that work since it includes the voices silenced by Dickens, represented either by verbal or non-verbal language. It is worth mentioning that Fagin the Jew, as the result of a discourse practice of literary intervention, promotes a discursive change when it subverts the judgmental discourse into a parody devoted to restoration. Fagin the Jew, modifying the architextuality in Oliver Twist, not only modifies the literary genre: through its sequential art: retells the same Dickens’s story in order to bestow it a brand new sense, less cruel and fairer to the social human reality. 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Dourado, Tânia Marcília Rodrigues de Andrade. Discurso da reparação: análise da intertextualidade em Fagin, o Judeu de Will Eisner como desconstrução do estereótipo do judeu em Oliver Twist de Charles Dickens . 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

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