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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação continuada: saberes e práticas de professores nas séries iniciais da educação básica com ênfase na linguagem

Autor(es):
Chagas, Leonildes de Jesus das

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2006

Resumo:
O estudo partiu do tema formação de professores e discutiu esse processo como um dispositivo de significação do saber, do fazer e do dizer do professor em sala de aula, com ênfase na linguagem. Teve como objetivos: identificar os motivos que impediram as professoras de continuar o processo de formação; Verificar os fatores decisivos para retornarem à formação; Detectar as expectativas atendidas e as não atendidas durante o Curso; identificar os aspectos significativos para seu trabalho em sala de aula que o Curso suscitou; analisar o discurso acerca da formação continuada. Sustentou-se em referenciais teóricos sobre formação de professores e saberes e práticas com ênfase na linguagem. Foi desenvolvido com base em uma pesquisa qualitativa na Escola Palmira Gabriel, situada em Belém, Pará. Foram sujeitos 7 professoras recém-formadas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Adotou-se como técnica de coleta de dados, a entrevista semi-estruturada. Constatou-se que os motivos que impediram as professoras de continuar o processo de formação foram pessoais relacionados à manutenção da família, necessidade do salário e carga horária extensa; O fator decisivo para retornarem à formação foi a exigência criada pelo dispositivo legal da LDB 9394/96 e o medo de perder o emprego; A expectativa atendida foi a presença de professores qualificados e a não atendida foi a carga horária muito pequena. O aspecto mais significativo que o curso suscitou foi: a melhoria no discurso em sala de aula. As professoras se posicionam positivamente quanto à formação continuada. Concluiu-se que o professor tem de ser formado para ser, sobretudo, um mediador de um processo altamente complexo; As experiências prévias do formando devem ser consideradas e valorizadas. Sugere-se que esses cursos deveriam: repensar e reconstruir o contexto institucional em que se inserem; criar novas exigências quanto à formação dos formadores e gerar formas de orientação aos professores atuantes; dar novos sentidos aos currículos; desenvolver e disseminar materiais de apoio teórico e técnico para os docentes. PALAVRAS-CHAVE: Formação Continuada; Linguagem; Prática Docente.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Chagas, Leonildes de Jesus das. Formação continuada: saberes e práticas de professores nas séries iniciais da educação básica com ênfase na linguagem. 2006. 105 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2006) - Universidade Estadual do Ceará, , 2006. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

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