O livro didático de história: um caleidoscópio de escolhas e usos no cotidiano escolar (Ceará, 2007-2009)
Autor(es):
Timbó, Isaíde Bandeira
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2009
Resumo:
Na primeira década do século XXI, é possível afirmar que o livro didático faz parte da cultura
material da maioria das escolas públicas brasileiras através do Programa Nacional do Livro
Didático (PNLD). Sendo assim, um dos objetivos desta pesquisa foi identificar e analisar o
processo de escolha dos livros didáticos no Estado do Ceará, relacionando-o com os usos que
se faz deste instrumento no cotidiano escolar. Tivemos como espaço de pesquisa empírica
quatro escolas públicas, duas localizadas em Fortaleza e duas em Quixadá; em cada escola,
uma turma de 6º ano diurno. Como parte do procedimento metodológico, realizamos
entrevistas com gestores públicos, aplicamos questionários aos professores, e fizemos
observação direta durante todas as aulas de História do ano letivo de 2008 das quatro turmas
investigadas. E finalizamos com uma “roda de conversa” com os alunos de cada turma, na
qual estes fizeram desenhos e frases referentes ao livro didático. Ainda trabalhamos com
documentos oficiais do MEC que regulamentam o processo de escolha dos livros didáticos,
como o edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2008) e o Guia de Livro
Didático do PNLD/2008; além dos livros didáticos de História adotados. Utilizamos como
categoria de análise o conceito de “apropriação”, de Roger Chartier, as categorias de
“estratégias e táticas”, de Micheal de Certeau, como também o conceito de “cultura escolar”
cunhado por Dominique Julia. Percebemos o livro didático na perspectiva de Alain Choppin e
Egil Borre Johnsen, portanto, um objeto cultural complexo. Por isso, fazemos uma analogia
com um caleidoscópio que emite diferentes imagens conforme quem o use, num conjunto de
fios coloridos, pois o livro didático hoje comporta diferentes fontes e linguagens, e oferece
inúmeras possibilidades de uso no Ensino de História. Ao final de nossa pesquisa,
percebemos, no entanto, que, no cotidiano, em geral, apenas o texto principal de cada capítulo
é trabalhado. Então, apesar das transformações teóricas e gráficas na produção do livro
didático, este ainda é subutilizado, sendo fundamental um posterior repensar da formação
docente, pois, a depender da concepção de ensino e aprendizagem que se adota, as
potencialidades deste recurso didático serão utilizadas no favorecimento da construção do
conhecimento histórico.
Palavras-chaves: Livro Didático; Programa Nacional do Livro Didático (PNLD); Escola
Pública no Ceará; Ensino de História.
Abstract:
In the first decade of the XXI century, it is possible to assert that school textbook is part of the
material culture of most public Brazilian schools by means of National School Textbook
Program (PNLD). This research aimed at identifying and analyzing textbooks choice in
Ceara, relating it to the uses of such tool within school daily life. The setting for the study was
four public schools, two of them placed in Fortaleza, and the other in Quixada. It evaluated
the uses of textbooks in the 6th grade. As part of methodology, public managers were
interviewed, teachers answered surveys, and a direct observation during History classes in
2008 school year was carried out. The observation was over after round chats with students in
the class, in which each one designed draws and sentences concerning to the textbook.
Furthermore, the study was based on MEC official documents that regulate the textbook
choice process with National textbook Program announcement (PNDL/2008) and PNDL/2008
Textbook Guide, in addition to History textbooks schools used. Roger Chartier‟s concept of
appropriation was an analysis category, as well as Michael de Certeau„s strategy and tatics‟,
and Dominique Julia‟s concept of “school culture”. The study recognizes textbook in the
perspective of Alain Choppin and Egil Borre Johnsen, since it is a complex cultural object.
For this reason, the study designs an analogy with a kaleidoscope that sends different images
depending on who uses it, within a set of colorful lines, since textbook comprehends
nowadays different sources and languages, as it offers countless possibilities of use in
teaching History. The study concludes that only the main text of each chapter is really worked
in daily class practice. Therefore, although theoretical and graphic changes in textbook
production, the textbook is underused, which is central to a later rethought of teachers
instruction, since, depending on the conception of teaching and learning, textbook
potentialities will be used to improve the development of knowledge in History.
Key-words: Textbook; Textbook National Program (PNDL); Public school in Ceara; History
teaching.
Tipo do Trabalho:
Tese
Referência:
Timbó, Isaíde Bandeira. O livro didático de história: um caleidoscópio de escolhas e usos no cotidiano escolar (Ceará, 2007-2009). 2009. 274 f. Tese (Doutorado em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 18 de abril de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1