Programa Bolsa Família e saúde: estudo qualitativo sobre a experiência das famílias beneficiadas
Autor(es):
Vale, Ana Maria Borges do
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2009
Resumo:
Este ensaio é um estudo qualitativo, que traz como foco o Programa
Bolsa Família do Governo Federal. Criado em 2003, no contexto da discussão sobre
transferência de renda no Brasil, entendida como necessária para o enfrentamento
da fome e da pobreza no País, o Programa foi formulado com base no conjunto de
ações do Programa Fome Zero. O Bolsa Família, ao transferir renda diretamente às
famílias pobres e abaixo dos limites de pobreza, tem como perspectiva articular-se
com políticas e programas estruturantes no campo da saúde, educação e trabalho,
no sentido de interromper o círculo de perpetuação da pobreza e promover a
emancipação social e econômica das famílias em situação de vulnerabilidade e
risco, mediante o acesso a direitos fundamentais. A desigualdade social no Brasil se
expressa pela desconformidades de renda e também pela desuniformidade na
situação educacional e de saúde, em relação a pobres e ricos. Os fatores culturais e
ambientais, ou seja, o modo de vida das pessoas, interferem na saúde pública e na
longevidade da população. Partindo desta relação entre desigualdade social e saúde
e com suporte na visão das próprias beneficiárias, este experimento analisa as
mudanças ocorridas na saúde com a implantação do Programa Bolsa Família, tendo
como campo empírico o Município de Ocara, localizado na região do semi árido do
Ceará. As famílias pesquisadas expuseram suas experiências de vida, no que diz
respeito ao seu cotidiano, ao trabalho, à sobrevivência, à saúde e à alimentação,
temas sempre relacionados com o benefício, fazendo a avaliação das suas
condições de vida no período anterior à inclusão no Programa e o momento atual. O
estudo traz, ainda, a discussão sobre as condicionalidades do Programa e suas
implicações na educação cidadã e na autonomia das famílias.
Palavras-chave: Bolsa Família. Desigualdade Social. Saúde. Família. Políticas
Públicas.
Abstract:
This work is a qualitative study which brings as focus the Bolsa Família
Program (Family Grant Program) of the Federal Government. Created in 2003, in the
midst of a discussion on income transfer in Brazil, seen as necessary to tackle
hunger and poverty in the country, the program was formulated from the number of
actions of the Zero Hunger Program. The Bolsa Familia, which directly transfers
income to poor and very poor families, aims to articulate with structural policies and
programs in health, education and work, so as to overcome the pattern of
perpetuation of poverty and promote social and economic emancipation of families in
situation of vulnerability and risk, through access to fundamental rights. Social
inequality in Brazil is expressed by the inequality of income, education and health
regarding rich and poor. The cultural and environmental factors, ie, the ways of living
of the population, interfere on public health and longevity. Having as starting point
this relationship between social inequality and health and the beneficiaries vision, this
paper examines the changes undergone in health with the implementation of the
Bolsa Família Program, having as empirical object the municipality Ocara, located in
the semi-arid region of the state of Ceará. The families surveyed explained their
experiences of life, with regard to their routines, work, survival, health and nutrition,
topics related to the benefit, making an assessment of their living conditions in the
period prior to inclusion in the program and in the current moment. The study also
provides a discussion on the conditionalities of the Program and its implications on
citizenship education and empowerment of families.
Keywords: Family Grant, Social Inequality, Health, Family, Public Policy.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Vale, Ana Maria Borges do. Programa Bolsa Família e saúde: estudo qualitativo sobre a experiência das famílias beneficiadas . 2009. 117 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 20 de abril de 2024
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