A organização do ensino e do magistério :o alvorecer do século XX no Ceará
Autor(es):
Moraes, Rosalina Rocha Araujo
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2009
Resumo:
Esta pesquisa investiga a organização do ensino e do magistério públicos
primários no Ceará no início do século XX a partir da análise de um conjunto de
fontes composto por artigos de periódicos, documentos legais, governamentais e
escolares. A iniciativa se justifica pela exiguidade de estudos acerca do tema e
pela importância que a organização educacional assume no discurso da época. O
recorte geográfico recai sobre o estado do Ceará e a delimitação do período,
ainda que compreenda as duas primeiras décadas do século XX, tem como
marcos as reformas do ensino realizadas no Ceará em 1905 e 1922. O texto
possui dois capítulos teóricos e três capítulos de análise de dados. O primeiro
capítulo apresenta a Escola dos Annales e a Pesquisa Documental
respectivamente como paradigma e método norteadores deste estudo. Traz uma
discussão sobre o campo histórico, fontes e documentos e conclui com a
explicitação da metodologia utilizada. No segundo capítulo se estabelece um
diálogo com autores que abordaram a organização do ensino em perspectiva
histórica. Os capítulos de análise tratam, respectivamente: do sistema de ensino
cearense apontando seus aspectos globais e identificando os diferentes tipos de
oferta educacional no setor público; da organização do ensino primário no Ceará;
e, da organização do magistério, com um destaque para a formação e o ofício
docentes. A pesquisa possibilitou uma visão macro da organização do ensino e
do magistério primário no início do século XX no Ceará. O Estado do Ceará,
assim como as demais unidades da federação, é legalmente responsável pela
oferta da instrução primária e pela formação de professores, porém acaba
atendendo a outras demandas, a exemplo do ensino de adultos. O ensino
primário é organizado em primeiro e segundo graus sendo dividido em cinco
classes. A precariedade das escolas, sobretudo as primárias, é patente e ao que
se pôde perceber este é um aspecto que se reflete na qualidade do trabalho
docente, visto que, sem condições materiais, sem recursos financeiros e
didáticos, a tarefa do professor torna-se muito mais complexa. Contudo, percebe-se certa preocupação do Poder Público bem como de educadores da época com
a organização educacional. Esta é concebida como o primeiro passo a ser dado
rumo à conquista de uma educação de qualidade. Neste sentido, são instituídos,
em 1907, os Grupos Escolares, cuja pretensão é substituir as escolas isoladas.
Esse modelo institucional mostra-se inadequado às condições financeiras do
estado, o que inviabiliza sua expansão. Diante disso não só persiste o modelo de
escola isolada como cresce o número destas. Em relação ao magistério um
aspecto a ser destacado é o estabelecimento da obrigatoriedade do diploma do
Curso Normal para os professores públicos primários. Embora na prática isso
nem sempre fosse cumprido a preocupação com a existência de uma formação
específica para o magistério constitui um avanço. A análise permitiu perceber que,
de forma geral, o improviso é um forte ingrediente presente no ensino. Todavia,
ainda que não se possa afirmar a existência de um sistema de ensino nacional
articulado, fica claro que no âmbito estadual há uma organização lógica do ensino
e do magistério, que embora possua falhas reflete a dinâmica de uma sociedade
que encontrava-se, naquele momento, em processo de reestruturação.
Palavras-chave: Organização do ensino; Organização do magistério; História da
educação cearense; Educação no início do século XX.
Abstract:
This research investigates the organization of the teaching and professorship,
primary publics in Ceará at the beginning of the 20th century coming from the
analysis about a group of sources composed of periodical articles and legal
governmental scholar documents. The initiative is justified by the lack of studies
about the theme and by importance that the educational organization takes on the
epoch’s discourse. The geographical delimitation is at the Ceará State and the
time delimitation, even though it comprehends the two first decades of the 20th
century, those delimitations have as marks the changes happened in Ceará in
1905 and 1922. The text consists of two theoretical chapters and three ones about
data analysis. Th e first chapter presents the Annales School and the Documental
Research respectively as orienting pattern and method to this study. It brings a
debate to the historical field, sources and documents and it concludes with the
explanation of the used methodology. In the second chapter it is established a
dialog with the authors who wrote about the teaching organization in historical
perspective. The analysis chapters are respectively about the Ceará teaching
system pointing its global aspects and identifying the different kinds of educational
offering in the public sector, about the elementary teaching organization in Ceará
and about the professorship organization with a highlight to work and graduation of
the professoriate. The research made possible the great vision about the teaching
organization and primary professorship at the beginning o f the 20th century. The
Ceará State, as the other federation units, is legally responsible for the elementary
instructional offer for the teachers’ formation, however, it ends up attending to
other demands, for example, the adult teaching. The primary teaching is organized
in first and second degree being divided in five classes. The precariousness of the
schools, above all the primary ones, is something obvious and it was possible to
perceive this is an aspect that reflects in the quality of the teaching work because
without material conditions and without didactic and financial resources the
teacher’s task becomes much more complex. Nevertheless, it is perceived certain
preoccupation of the Public Power as well as the educators with the educational
organization. This organization is conceived as the first step for the conquest of a
quality education. Therein the School Groups are instituted in 1907 with the
purpose o f substituting the isolated schools. This institutional model shows itself
as inadequate to the financial conditions of the State what makes not viable its
expansion. In front of this it is not only remained the isolated school model as the
numbers of those is growing up. Related to the professorship an aspect to be
detached is the obligatoriness of a Normal Degree diploma to the primary public
teachers. Although in practice that was not always fulfilled, the worrying with an
existence of a specific formation to the professorship it is an progress. The
analysis permitted to perceive that, in general view, improvisation is a strong
ingredient present in teaching. Though, they cannot still confirm the existence of
an articulated system for the national teaching it is quite clear that in the state field
there is a logical organization of teaching and professorship that has its
imperfections though but revels the dynamics of a society tha t was found, by that
moment, in a rebuilding process.
Key-words: Teaching organization, Professorship organization, Education History
of Ceará, Education in the beginning of the 20th century.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Moraes, Rosalina Rocha Araujo. A organização do ensino e do magistério :o alvorecer do século XX no Ceará. 2009. 304 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024
Esse
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