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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A organização do ensino e do magistério :o alvorecer do século XX no Ceará

Autor(es):
Moraes, Rosalina Rocha Araujo

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
Esta pesquisa investiga a organização do ensino e do magistério públicos primários no Ceará no início do século XX a partir da análise de um conjunto de fontes composto por artigos de periódicos, documentos legais, governamentais e escolares. A iniciativa se justifica pela exiguidade de estudos acerca do tema e pela importância que a organização educacional assume no discurso da época. O recorte geográfico recai sobre o estado do Ceará e a delimitação do período, ainda que compreenda as duas primeiras décadas do século XX, tem como marcos as reformas do ensino realizadas no Ceará em 1905 e 1922. O texto possui dois capítulos teóricos e três capítulos de análise de dados. O primeiro capítulo apresenta a Escola dos Annales e a Pesquisa Documental respectivamente como paradigma e método norteadores deste estudo. Traz uma discussão sobre o campo histórico, fontes e documentos e conclui com a explicitação da metodologia utilizada. No segundo capítulo se estabelece um diálogo com autores que abordaram a organização do ensino em perspectiva histórica. Os capítulos de análise tratam, respectivamente: do sistema de ensino cearense apontando seus aspectos globais e identificando os diferentes tipos de oferta educacional no setor público; da organização do ensino primário no Ceará; e, da organização do magistério, com um destaque para a formação e o ofício docentes. A pesquisa possibilitou uma visão macro da organização do ensino e do magistério primário no início do século XX no Ceará. O Estado do Ceará, assim como as demais unidades da federação, é legalmente responsável pela oferta da instrução primária e pela formação de professores, porém acaba atendendo a outras demandas, a exemplo do ensino de adultos. O ensino primário é organizado em primeiro e segundo graus sendo dividido em cinco classes. A precariedade das escolas, sobretudo as primárias, é patente e ao que se pôde perceber este é um aspecto que se reflete na qualidade do trabalho docente, visto que, sem condições materiais, sem recursos financeiros e didáticos, a tarefa do professor torna-se muito mais complexa. Contudo, percebe-se certa preocupação do Poder Público bem como de educadores da época com a organização educacional. Esta é concebida como o primeiro passo a ser dado rumo à conquista de uma educação de qualidade. Neste sentido, são instituídos, em 1907, os Grupos Escolares, cuja pretensão é substituir as escolas isoladas. Esse modelo institucional mostra-se inadequado às condições financeiras do estado, o que inviabiliza sua expansão. Diante disso não só persiste o modelo de escola isolada como cresce o número destas. Em relação ao magistério um aspecto a ser destacado é o estabelecimento da obrigatoriedade do diploma do Curso Normal para os professores públicos primários. Embora na prática isso nem sempre fosse cumprido a preocupação com a existência de uma formação específica para o magistério constitui um avanço. A análise permitiu perceber que, de forma geral, o improviso é um forte ingrediente presente no ensino. Todavia, ainda que não se possa afirmar a existência de um sistema de ensino nacional articulado, fica claro que no âmbito estadual há uma organização lógica do ensino e do magistério, que embora possua falhas reflete a dinâmica de uma sociedade que encontrava-se, naquele momento, em processo de reestruturação. Palavras-chave: Organização do ensino; Organização do magistério; História da educação cearense; Educação no início do século XX. 

Abstract:
 This research investigates the organization of the teaching and professorship, primary publics in Ceará at the beginning of the 20th century coming from the analysis about a group of sources composed of periodical articles and legal governmental scholar documents. The initiative is justified by the lack of studies about the theme and by importance that the educational organization takes on the epoch’s discourse. The geographical delimitation is at the Ceará State and the time delimitation, even though it comprehends the two first decades of the 20th century, those delimitations have as marks the changes happened in Ceará in 1905 and 1922. The text consists of two theoretical chapters and three ones about data analysis. Th e first chapter presents the Annales School and the Documental Research respectively as orienting pattern and method to this study. It brings a debate to the historical field, sources and documents and it concludes with the explanation of the used methodology. In the second chapter it is established a dialog with the authors who wrote about the teaching organization in historical perspective. The analysis chapters are respectively about the Ceará teaching system pointing its global aspects and identifying the different kinds of educational offering in the public sector, about the elementary teaching organization in Ceará and about the professorship organization with a highlight to work and graduation of the professoriate. The research made possible the great vision about the teaching organization and primary professorship at the beginning o f the 20th century. The Ceará State, as the other federation units, is legally responsible for the elementary instructional offer for the teachers’ formation, however, it ends up attending to other demands, for example, the adult teaching. The primary teaching is organized in first and second degree being divided in five classes. The precariousness of the schools, above all the primary ones, is something obvious and it was possible to perceive this is an aspect that reflects in the quality of the teaching work because without material conditions and without didactic and financial resources the teacher’s task becomes much more complex. Nevertheless, it is perceived certain preoccupation of the Public Power as well as the educators with the educational organization. This organization is conceived as the first step for the conquest of a quality education. Therein the School Groups are instituted in 1907 with the purpose o f substituting the isolated schools. This institutional model shows itself as inadequate to the financial conditions of the State what makes not viable its expansion. In front of this it is not only remained the isolated school model as the numbers of those is growing up. Related to the professorship an aspect to be detached is the obligatoriness of a Normal Degree diploma to the primary public teachers. Although in practice that was not always fulfilled, the worrying with an existence of a specific formation to the professorship it is an progress. The analysis permitted to perceive that, in general view, improvisation is a strong ingredient present in teaching. Though, they cannot still confirm the existence of an articulated system for the national teaching it is quite clear that in the state field there is a logical organization of teaching and professorship that has its imperfections though but revels the dynamics of a society tha t was found, by that moment, in a rebuilding process. Key-words: Teaching organization, Professorship organization, Education History of Ceará, Education in the beginning of the 20th century. 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Moraes, Rosalina Rocha Araujo. A organização do ensino e do magistério :o alvorecer do século XX no Ceará. 2009. 304 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

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