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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Inclusão e docência na educação infantil: um estudo de caso na perspectiva Walloniana

Autor(es):
Mendes, Gilmara Beatriz Conrado Nogueira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
Este estudo tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas de professores da Educação Infantil, na rede municipal de ensino em Fortaleza-CE, com vistas a identificar suas necessidades de formação, referentes à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Assim, buscam-se elementos que possam responder às nossas inquietações, partindo dos seguintes específicos: a) discutir conceitualmente aspectos referentes à tríade: Educação Infantil, inclusão escolar e formação docente; b) descrever e analisar a prática pedagógica das professoras de Educação Infantil utilizando como base teórica a abordagem de Henri Wallon, c) verificar as necessidades de formação das professoras de Educação Infantil para lidar com alunos com NEE em sala de aula regular. Teve-se como referencial teórico básico para o desenvolvimento da pesquisa a abordagem psicogenética de Henri Wallon, porém, agregou-se outros autores que discutem as seguintes categorias: educação infantil; inclusão escolar; formação e práticas docentes. Utilizou-se a pesquisa, de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. O caminho metodológico transcorreu a partir de consulta a documentos, entrevistas semi-estruturadas e observações das práticas pedagógicas de duas professoras da Educação Infantil cujas necessidades formativas ficaram mais evidentes nas situações vivenciadas no cotidiano da sala de aula. Essas professoras acabavam por criar meio e atividades por muitas vezes distantes do interesse das próprias crianças. É notório que a prática pedagógica nem sempre é alicerçada em alguma teoria, parece que há uma mescla de ideias e concepções acerca do que a professora entende por ensinar e qual criança almeja formar. Palavras-chave: Educação Infantil; Inclusão Escolar; Formação Docente; Práticas Pedagógicas

Abstract:
 This study aims to investigate the pedagogical practices of teachers of early childhood education in municipal schools in Fortaleza, in order to identify their training needs, related to the inclusion of pupils with special educational needs. Thus, they are elements that can respond to our concerns, based on the following specific objectives: a) discuss conceptual aspects related to the triad: kindergarten, school enrollment and teacher training, b) describe and analyze the pedagogical practice of teachers of kindergarten using approach as the theoretical basis of Henri Wallon, c) to verify the training needs of teachers from kindergarten to deal with pupils with special educational needs in regular classroom. Had it as a theoretical base for the development of the research approach psychogenetic Henri Wallon, however, added to other authors who discuss the following categories: early childhood education, school enrollment, training and teaching practices. We used the research was qualitative, the case study. The methodological approach proceeded from the consultation documents, semistructured interviews and observations of teaching practices of two teachers of early childhood education whose educational needs were more evident in situations experienced in everyday classroom. These teachers ended up creating activities for middle and often distant from the interests of children themselves. Clearly the teaching practice is not always based on some theory, there seems to be a mix of ideas and conceptions about what the teacher means by which child aspires to teach and train. Keywords: Child Rearing; School Inclusion, Teacher Training, Pedagogical Practices

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Mendes, Gilmara Beatriz Conrado Nogueira. Inclusão e docência na educação infantil: um estudo de caso na perspectiva Walloniana. 2009. 155 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

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