Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A psicopedagogia face à relação entre o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e o letramento na escola pública de Fortaleza

Autor(es):
Costa, Francisca Mônica Silva da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
Essa pesquisa faz uma análise do processo de letramento dos alunos da escola pública de Fortaleza e sua relação com o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) a partir do enfoque psicopedagógico institucional. Como ponto de partida para a compreensão da temática, analisou-se a psicopedagogia enquanto área que de atuação que lida com o processo de aprendizagem humana e como se produzem as alterações na aprendizagem, como reconhecê-las, tratá-las e prevení-las. Fez-se também um estudo sobre o letramento e psicogênese da língua escrita que fundamentaram a análise dos dados coletados. A pesquisa bibliográfica marcou esse primeiro momento do trabalho, recorrendo a autores tais como: Bossa (2000), Scoz (1994), Barbosa (2006), Soares (2003, 2003a e 2004) e Ferreiro e Teberosky (1985). A hipótese principal desse trabalho sustenta que o processo de letramento pode ser potencializado através da ação psicopedagógica nas instituições de ensino públicas de Fortaleza. Nesse sentido, a partir da pesquisa de campo, que consistiu em observação, realização de entrevistas e coleta de dados com o teste das quatro palavras, constatou-se que as crianças apresentam desenvolvimento da leitura e da escrita bem aquém do esperado para seu nível de estudo e evidenciou-se a necessidade de capacitar os professores para que compreendam os fatores que podem contribuir para o processo de letramento de seus alunos. Demonstra-se, assim, a necessidade de um trabalho conjunto para a superação dessa realidade. Nesse contexto, a psicopedagogia pode contribuir para essa transformação unindo teoria a ação real, sem jamais acreditar ingenuamente que pode resolver todos os problemas que envolvem o processo de aprendizagem.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Costa, Francisca Mônica Silva da. A psicopedagogia face à relação entre o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e o letramento na escola pública de Fortaleza. 2009. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1