Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Dificuldades de aprendizagem na escrita e a influência da família no desempenho escolar

Autor(es):
Silva, Maria Aparecida Rogério da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
Esta pesquisa apresenta uma análise feita a partir das entrevistas realizadas com familiares de alunos do 2o ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal, localizada na periferia de Fortaleza-Ceará, que nos proporcionou percebermos a influência da família no desempenho escolar dos educandos no que se refere ao desenvolvimento no processo de leitura e escrita das crianças. O estudo se pautou na abordagem quantitativa para realização das atividades, através de uma prova de método clínico aplicada aos alunos - prova das quatro palavras e uma frase utilizada por Ferreiro (1999) em suas pesquisas - que nos serviu de subsidio para chegarmos aos familiares e realizarmos uma entrevista com os mesmos. A pesquisa nos proporcionou encontrar respostas para compreendermos porque algumas crianças, cujas famílias participam do processo de ensino-aprendizagem, apresentam um melhor desempenho com relação a aprendizagem de leitura e escrita na escola e, outras apresentam uma certa falta de interesse no processo ensino-aprendizagem que envolve a construção dos conhecimentos da língua falada e escrita. Durante a pesquisa, nos deparamos com famílias bem estruturadas que apresentam um nível de conhecimento sobre a leitura e a escrita e, outras que enfrentam dificuldades no conhecimento das mesmas. Consideramos que o presente estudo trouxe-nos resposta satisfatória para nossos questionamentos a respeito das dificuldades enfrentadas pelos alunos no processo de aprendizagem da leitura e escrita e como a família, principalmente, os pais podem contribuir no desempenho escolar do aluno, não deixando todo processo de ensino-aprendizagem do filho sob a responsabilidade apenas da escola. Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem, construção da escrita, contribuição da família, desempenho escolar, alunos, processo de ensino-aprendizagem, leitura.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Silva, Maria Aparecida Rogério da. Dificuldades de aprendizagem na escrita e a influência da família no desempenho escolar. 2009. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1