Aprendizagem do sistema de escrita dentro de contextos teóricos e práticos de alfabetização
Autor(es):
Santos, Ana Paula Rodrigues
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2009
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo identificar e caracterizar alguns conceitos teóricos sobre alfabetização, bem como as consequências das transposições desses conceitos para as práticas docentes. Pretende assim, resgatar um dos eixos importantes desse processo: a aprendizagem do sistema de escrita diante dos novos contextos teóricos e práticos que o professor alfabetizador se depara atualmente. O precário nível de domínio da língua escrita em séries em que não se justifica essa defasagem colabora para uma compreensão de que o ensino sistemático das relações fonemas-grafemas está sendo parcialmente ou totalmente desconsiderado nas práticas pedagógicas dos alfabetizadores. Sabe-se que a alfabetização deve garantir além da compreensão das especificidades do sistema alfabético, a inserção do aprendiz em práticas de letramento. Contudo, ao confundir o processo de alfabetização e de letramento, confundem-se os objetivos e conteúdos específicos de cada um desses processos trazendo consequências negativas para o ensino e aprendizagem. As abordagens para o desenvolvimento do tema se fundamentaram nos estudos de Soares (2003, 2005), Cagliari (1990, 1998) e Ferreiro (1999, 2001) que trazem diferentes concepções que se complementam e envolvem as várias perspectivas que um multifacetado processo de alfabetização requer. Conclui-se, portanto, que, embora as professoras tenham entrado em contato com algumas dessas teorias, uma grande parte ainda confunde teoricamente alfabetização e letramento não explorando o sistema de escrita, dando ênfase ao processo de letramento, em seus discursos. Palavras-chave: sistema de escrita, alfabetização, letramento.
Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Santos, Ana Paula Rodrigues. Aprendizagem do sistema de escrita dentro de contextos teóricos e práticos de alfabetização. 2009. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024
Esse
Trabalho não possui arquivo digital
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1