Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Os Pcns e o Ensino de Geografia nas Series Iniciais

Autor(es):
Santos, Maria Valtelina Bezerra

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2010

Resumo:
RESUMO0 presente trabalho nasceu a partir da curiosidade de perceber a influência dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) no ensino de geografia e na prática docente. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi discutir esta influência através de um estudo de caso nas séries iniciais de uma escola pública da capital cearense, Escola Educador Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e utilizou a entrevista como técnica de coleta de dados além da pesquisa bibliográfica. Utilizou-se como referencial teórico: Carneiro, Cunha, Azanha, além dos PCNs. Pôde-se concluir com a pesquisa que os Parâmetros está dentro da escola através dos livros didáticos e que para que os PCNs permaneçam vivos e atuantes nas disciplinas o professor deve usar todos os recursos e técnicas didáticos disponíveis. Diante da realidade vivenciada na escola pesquisada abre-se uma luz de esperança no tocante a qualidade do ensino, pois se percebeu uma vontade enorme de mudanças, tanto por parte dos alunos, professores como os gestores.Palavras-chave: geografia, prática docente, o ensino e a aprendizagem.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Santos, Maria Valtelina Bezerra. Os Pcns e o Ensino de Geografia nas Series Iniciais. 2010. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2010. Disponível em: Acesso em: 12 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1