Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Paulo Freire Iluminando os Caminhos da Educacao Ambiental: Dialogos Contemporaneos e Decalogo Inspr

Autor(es):
Grangeiro, Lucia Helena Fonseca

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
RESUMOO presente texto está circunscrito à tese de Doutorado Inter-Universitário em Educação Ambiental, na Universität de les Mies Balears (UIB), promovido pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação, Cultura e Desporto da Espanha. Em sua elaboração, utilizou-se a caminhada como metáfora, com seus roteiros e pegadas no caminho, bem como os seus caminhantes, com seus corações esperançosos e determinados no alcance de suas metas. Iniciou-se este trabalho com algumas pinceladas a respeito da trajetória de vida (pessoal, profissional e formação), identificando os inesquecíveis momentos de encontro com Paulo Freire e com sua obra, com seu referencial teórico e as marcas deixadas na formação e na construção do pensamento de educadora. Com base em uma pesquisa bibliográfica e documental sobre o autor, um dos objetivos foi resgatar a iluminada teoria de Paulo Freire e ressignificá-la para a Educação Ambiental. Idealizou-se, então, um encontro de Paulo Freire, para dialogar com diferentes autores contemporâneos do Brasil - Maria Cândida Moraes, Moacir Gadotti, Leonardo Boff, Marcos Sorrentino, Philippe Layrargues e Carlos Frederico B. Loureiro e de outros países -Thomas Berry, Fritjof Capra, Francisco Gutierrez, Enrique Leff, Pablo Meira e Robert Kurtz. A seleção dos textos, resultante da pesquisa bibliográfica sobre os autores, além de expressar a essência do que cada um defende, de forma sintética, na área ambiental, tem alguma confluência com o discurso freiriano. Com a categorização do pensamento de Freire, foram estabelecidas conexões para a temática ambiental. Para tanto, foi necessária uma leitura panorâmica de toda a sua obra, retirando aspectos relevantes, o que resultou na constituição do Decálogo para Educação Ambiental à luz de Paulo Freire, uma elaboração inédita e, portanto, valiosa, científica e oportuna. Outro objetivo foi investigar as concepções dos professores da rede pública de ensino, cuja amostra foi de 112 sujeitos, oriundos de municípios que representam os diferentes biomas (serra, sertão e litoral) do Ceará. Considerando a temática da Educação Ambiental e a diversidade de ecossistemas no Estado, parte-se da premissa de que as características ambientais determinam a maneira de viver das populações, no que diz respeito à sua relação com a natureza, na utilização dos bens e serviços por ela oferecidos ao homem para a sua sobrevivência e manutenção da vida. As grandes perguntas foram: Que visão de mundo têm os professores envolvidos na pesquisa? Que valores norteiam a sua prática educativa? E na relação com o Meio Ambiente? Como contribuição da investigatigação, algumas pegadas, a título de conclusões/considerações finais, como indicativo e estimulo para outros caminhantes...Espera-se que o trabalho possa demarcar a elaboração de saberes num novo território de formação - a Educação Ambiental.Palavras-chave: Educação Ambiental. Paulo Freire. Teóricos. Biomas. Meio Ambiente. Professores. Planeta Sustentável. Carta da Terra.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Grangeiro, Lucia Helena Fonseca. Paulo Freire Iluminando os Caminhos da Educacao Ambiental: Dialogos Contemporaneos e Decalogo Inspr. 2009. Sem Numeração Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2009) – Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1