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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Fala favela e o grupo grita, um poema dramático no contexto do teatro cearense

Autor(es):
Pontes, Luiza Maria Aragão

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
A análise da peça "FALA FAVELA" de Adriano Spínola, teve como objetivo discutir o estilo poético-dramático do autor do "auto do desabrigo nordestino". O estudo tem caráter qualitativo e se caracteriza pela utilização da análise dramática do texto e da concepção de sua primeira montagem. Além do texto utilizamos como fontes fotografia e entrevista. Na peça Spínola foge a característica da poesia romântica para assumir um caráter crítico, político e denunciante sobre a "Favela José Bastos". O autor foge do convencional literário fazendo da poesia uma denúncia sobre as condições sócio-econômicas e ambientais dos moradores da favela acima referida. A partir daí, unindo o lírico ao dramático, o autor levou sua poesia à dramaturgia. A peça subdivide-se em sete partes diferenciadas: AVISO, CHEGADA, AMEAÇA, RESISTÊNCIA, EXPULSÃO, POSSE e ALGUMAS CRÍTICAS tendo como destaque as observações de Affonso Romano de Sant'Anna, B. de Paiva, Moreira Campos, Airton Monte, Noemi Elisa Aderaldo, Caetano Ximenes Aragão, José Jackson Coelho Sampaio sobre a peça. Esta divisão se deu com o intuito de desenvolver uma denúncia em forma de poesia dramática do processo de exploração dos moradores da favela José Bastos, deixando claro sua revolta em não considerar mais Fortaleza o seu poema, mas um grito recolhido na dor que o obriga e também nas ruas deste povo. Com a análise se concluiu que Spínola com um caráter denunciante na peça teatral conseguiu dar um novo cunho crítico à poesia literária. Palavras-chave: análise-dramática, poesia, poesia dramática.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Pontes, Luiza Maria Aragão. Fala favela e o grupo grita, um poema dramático no contexto do teatro cearense. 2009. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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