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Repositório Institucional - UECE
Título:
O uso do dicionário monolíngue na sala de aula: uma ferramenta para compreensão leitora em língua espanhola por alunos avançados de espanhol/LE

Autor(es):
Moreira, Glauber Lima

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
São várias as pesquisas realizadas em diversos países, as quais mostram que o uso de dicionários contribui positivamente na aprendizagem dos estudantes no que concerne à compreensão de textos em língua espanhola, a saber: Bagno e Rangel (2006), Soler (2003), Aragogés (2001), Pontes (2009, no prelo), entre outros. Neste estudo, tentamos investigar a aprendizagem relacionada à compreensão leitora, e, mais especificamente, à relevância da utilização do dicionário monolíngüe para desenvolver atividades de leitura nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Para compor o corpus da análise, inicialmente, contamos com 28 informantes do sexto semestre do curso de espanhol do Núcleo de Línguas Estrangeiras (NLE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e concluímos com 6 sujeitos, distribuídos em três grupos. Através de questionário, de atividades de leitura e de protocolos de uso escrito, procuramos detectar os tipos de dicionário que os participantes possuem e preferem, para quais tipos de atividades utilizam o dicionário e quais as estratégias de consulta que os aprendizes se utilizam. Outro objetivo da presente investigação foi identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos do NLE ao consultar o dicionário nos formato impresso e eletrônico. Os resultados da nossa pesquisa revelam que o dicionário é um instrumento pedagógico necessário ao desenvolvimento eficaz no ensino/aprendizagem da leitura de ELE. Portanto, os dados revelam que o dicionário mostrou-se como um instrumento de apoio ao aprendizado de línguas estrangeiras aos seus usuários, além de fomentar uma reflexão ao professor de língua estrangeira, de suma importância em utilizar esse manual em sala de aula. Palavras-chave: lexicografia pedagógica; uso de dicionários; dicionários em sala; dicionários monolíngües; leitura em espanhol.

Abstract:
Son varias las investigaciones realizadas en diversos países, en las cuales muestran que el uso de diccionarios contribuye positivamente en el aprendizaje de los estudiantes en lo tocante a la comprensión de textos en lengua española, por ejemplo: Bagno e Rangel (2006), Soler (2003), Aragonés (2001), Pontes (2009, no prelo), entre otros. En ente estudio, intentamos investigar el aprendizaje relacionado a la comprensión lectora, y más específicamente, la relevancia de la utilización del diccionario monolingüe para desarrollar actividades de lectura en las clases de Español como Lengua Extranjera (ELE). Para componer el corpus de análisis, empezamos con 28 informantes del sexto semestre del curso de español del Núcleo de Lenguas Extranjeras (NLE) de la Universidad Estadual de Ceará (UECE), y terminamos con 6 sujetos, separados en tres grupos. A través de cuestionario, actividades de lectura y protocolos de uso escrito, procuramos detectar los tipos de diccionarios y cuales las estrategias de consulta que los aprendices se utilizan. Otro objetivo de la presente investigación fue identificar las dificultades enfrentadas por los estudiantes del NLE al consultar el diccionario como un instrumento pedagógico necesario al desenvolvimiento eficaz en la enseñanza/aprendizaje de la lectura de ELE. Por lo tanto, los datos revelan que el uso de diccionarios se muestra como instrumento de apoyo al aprendizaje de lenguas extranjeras a sus usuarios, además de fomentar una reflexión al profesor de lenguas extranjeras de gran importancia en utilizar ese manual en clase. Palabras clave: lexicografía pedagógica; uso de diccionarios; diccionarios en clase; diccionarios monolingües; lectura en español. 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Moreira, Glauber Lima. O uso do dicionário monolíngue na sala de aula: uma ferramenta para compreensão leitora em língua espanhola por alunos avançados de espanhol/LE. 2009. 228 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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