O uso do dicionário monolíngue na sala de aula: uma ferramenta para compreensão leitora em língua espanhola por alunos avançados de espanhol/LE
Autor(es):
Moreira, Glauber Lima
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2009
Resumo:
São várias as pesquisas realizadas em diversos países, as quais mostram que
o uso de dicionários contribui positivamente na aprendizagem dos estudantes
no que concerne à compreensão de textos em língua espanhola, a saber:
Bagno e Rangel (2006), Soler (2003), Aragogés (2001), Pontes (2009, no
prelo), entre outros. Neste estudo, tentamos investigar a aprendizagem
relacionada à compreensão leitora, e, mais especificamente, à relevância da
utilização do dicionário monolíngüe para desenvolver atividades de leitura nas
aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Para compor o corpus da
análise, inicialmente, contamos com 28 informantes do sexto semestre do
curso de espanhol do Núcleo de Línguas Estrangeiras (NLE) da Universidade
Estadual do Ceará (UECE) e concluímos com 6 sujeitos, distribuídos em três
grupos. Através de questionário, de atividades de leitura e de protocolos de uso
escrito, procuramos detectar os tipos de dicionário que os participantes
possuem e preferem, para quais tipos de atividades utilizam o dicionário e
quais as estratégias de consulta que os aprendizes se utilizam. Outro objetivo
da presente investigação foi identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos
do NLE ao consultar o dicionário nos formato impresso e eletrônico. Os
resultados da nossa pesquisa revelam que o dicionário é um instrumento
pedagógico necessário ao desenvolvimento eficaz no ensino/aprendizagem da
leitura de ELE. Portanto, os dados revelam que o dicionário mostrou-se como
um instrumento de apoio ao aprendizado de línguas estrangeiras aos seus
usuários, além de fomentar uma reflexão ao professor de língua estrangeira, de
suma importância em utilizar esse manual em sala de aula.
Palavras-chave: lexicografia pedagógica; uso de dicionários; dicionários em
sala; dicionários monolíngües; leitura em espanhol.
Abstract:
Son varias las investigaciones realizadas en diversos países, en las cuales
muestran que el uso de diccionarios contribuye positivamente en el aprendizaje
de los estudiantes en lo tocante a la comprensión de textos en lengua
española, por ejemplo: Bagno e Rangel (2006), Soler (2003), Aragonés (2001),
Pontes (2009, no prelo), entre otros. En ente estudio, intentamos investigar el
aprendizaje relacionado a la comprensión lectora, y más específicamente, la
relevancia de la utilización del diccionario monolingüe para desarrollar
actividades de lectura en las clases de Español como Lengua Extranjera (ELE).
Para componer el corpus de análisis, empezamos con 28 informantes del sexto
semestre del curso de español del Núcleo de Lenguas Extranjeras (NLE) de la
Universidad Estadual de Ceará (UECE), y terminamos con 6 sujetos,
separados en tres grupos. A través de cuestionario, actividades de lectura y
protocolos de uso escrito, procuramos detectar los tipos de diccionarios y
cuales las estrategias de consulta que los aprendices se utilizan. Otro objetivo
de la presente investigación fue identificar las dificultades enfrentadas por los
estudiantes del NLE al consultar el diccionario como un instrumento
pedagógico necesario al desenvolvimiento eficaz en la enseñanza/aprendizaje
de la lectura de ELE. Por lo tanto, los datos revelan que el uso de diccionarios
se muestra como instrumento de apoyo al aprendizaje de lenguas extranjeras a
sus usuarios, además de fomentar una reflexión al profesor de lenguas
extranjeras de gran importancia en utilizar ese manual en clase.
Palabras clave: lexicografía pedagógica; uso de diccionarios; diccionarios en
clase; diccionarios monolingües; lectura en español.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Moreira, Glauber Lima. O uso do dicionário monolíngue na sala de aula: uma ferramenta para compreensão leitora em língua espanhola por alunos avançados de espanhol/LE. 2009. 228 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024
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