A leitura de hipertexto: uma análise da prática pedagógica de um docente de língua inglesa em laboratório de multimídia em uma escola da cidade de Fortaleza - CE
Autor(es):
Fernandes, Adriana Almeida
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2009
Resumo:
A presente dissertação que tem como foco o ensino de compreensão leitora por meio
de hipertexto objetiva diagnosticar as percepções dos professores de Língua Inglesa
sobre o uso do hipertexto para a compreensão leitora em laboratório de multimídia e,
também inserida nesse contexto, descrever a prática pedagógica de um docente de
Língua Inglesa (LI) de uma escola privada da cidade de Fortaleza-CE. Fundamentada
por teóricos das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) como
Marcuschi & Xavier (2004), Dias (2000), Hass (2005), Lanhan (1993), Landow
(1992), Tuman (1992), Morgado (1998), entre outros, analisamos as percepções de
professores de LI no trato com a leitura hipertextual e a prática pedagógica de um
docente de LI em suas atividades cotidianas propostas na tela do computador. Para
isso, valemo-nos da abordagem descritivo-exploratória em que os instrumentos
utilizados para responder às questões de pesquisa e para atingir os objetivos propostos
para este estudo foram um questionário, respondido pelos próprios professores sujeitos
desta pesquisa, e a observação de aulas de um professor de LI. Os resultados obtidos
mostraram que, apesar dos professores participantes possuírem letramento digital e
terem noção do que é o hipertexto, estes não demonstraram habilidade e prática com o
uso do hipertexto como ferramenta educacional capaz de potencializar o
ensino/aprendizagem de LI. Observou-se também que o material usado no ensino de
LI no laboratório de multimídia focalizou muito pouco a compreensão leitora e as
atividades não possuem características hipertextuais. Estes resultados apontam para
uma reflexão sobre o uso do hipertexto como ferramenta educacional no ensino de LI e
sobre a formação teórico-prática continuada dos profissionais de ensino no sentido de
ampliar e capacitar esses profissionais para o uso do hipertexto nas atividades de
compreensão leitora.
PALAVRAS CHAVE: Hipertexto, Leitura em Língua Inglesa, Prática docente.
Abstract:
The present dissertation that focus the teaching of reading comprehension through
hypertext has the aim to diagnose English Language (EL) teachers’ perceptions about
the usage of the hypertext to the reading comprehension in the multimedia laboratory
and, within the same context, describes an English Language teacher’s pedagogical
pratice from a private school of the city of Fortaleza-CE. Grounded by researchers of
the New Technologies of the Information and Communication (NTIC) like Marcuschi
& Xavier (2004), Dias (2000), Hass (2005), Lanhan (1993), Landow (1992), Tuman
(1992), Morgado (1998), and others, we analyzed the EFL teachers’ perceptions in the
dealing with the hypertextual reading and the EFL teacher’s pedagogical pratice in his
everyday activities proposed in the computer screen. To this, we used the descritiveexploratory approach in which the utilized instruments to answer the research
questions and to reach the proposed objectives to this study were a questionary,
answered by the participants of the research, and the observation of a EFL teacher’s
classes. The gotten results showed that, in spite of the participant teachers have digital
literacy and notion of what hypertext is, they did not show ability and practice with the
usage of the e-text as an educational tool able to potencialize the teaching/learning of
EFL. It was also observed that the material used in the EFL teaching in the
multimedia laboratory focused much less on the reading comprehension and the
activities do not have hypertextual caractheristics. These results point to a refletion
about the usage of hypertext as an educational tool in the EFL teaching and about a
continuous theoretical-practical formation of the teaching profissionals in order to
empower and qualify these profissionals to the usage of the hypertext in the reading
comprehension activities.
KEY WORDS: Hypertext, Reading in English Language, Teacher’s practice.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Fernandes, Adriana Almeida. A leitura de hipertexto: uma análise da prática pedagógica de um docente de língua inglesa em laboratório de multimídia em uma escola da cidade de Fortaleza - CE. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1