Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual na visão de professores

Autor(es):
Araújo, Ana Roberta de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
O presente trabalho monográfico, de natureza qualitativa, teve por objetivo discutir a inclusão do aluno com Deficiência Intelectual (Dl) em classe comum. A pesquisa ocorreu na Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Dourado pertencente à rede pública estadual, em Fortaleza-Ceará e buscou apreender a concepção de educadores acerca da inclusão do aluno com Deficiência Intelectual na referida escola. Uma escola que se considera inclusiva deve favorecer meios de adaptações para atender as necessidades especiais de todos os alunos, oferecendo a estes, condições necessárias para o seu desenvolvimento e aprendizagem. A relevância deste estudo encontra-se no fato de tratar da problemática da inclusão, tema em pauta nos debates educacionais, sendo alvo de atenção e preocupação por parte dos profissionais da educação, das famílias e de outros setores da sociedade. Para realização do estudo, inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada nos estudos de autores como: Magalhães (2002), Raiça e Prioste (2006), Bueno (1993), Rodrigues (2006), Verdugo (1994) e outros a segunda etapa constituiu-se de uma pesquisa de campo, tendo como instrumento a entrevista semi-estruturada realizada com educadoras da escola supra citada as quais vivenciam a no seu dia-a-dia a inclusão. Apesar da inclusão já ser uma realidade na escola, o estudo mostrou algumas dificuldades quanto a socialização do aluno com Dl, quanto às próprias adaptações físicas da escola que não estão completas e ainda a dificuldade de contar com a plena participação da família. A partir desse estudo, evidenciou-se a necessidade da construção de um novo espaço discursivo sobre a inclusão do aluno com deficiência intelectual e, por conseguinte, sobre a inclusão do aluno com deficiência em geral. A exclusão deu lugar à inclusão que constitui um paradigma educacional fundamentado na aceitação e na convivência com os diferentes - é preciso que as escolas se redimensionem e acolham a todos os alunos.Palavras-chave: Inclusão.Deficiência Intelectual. Prática Pedagógica. Adaptações.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Araújo, Ana Roberta de. Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual na visão de professores. 2009. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1