Considerações sobre as inteligências múltiplas: contribuição ao trabalho docente na perspectiva inclusiva
Autor(es):
Silva, Maria de Fátima Araújo da
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2009
Resumo:
Esta pesquisa intitulada Considerações sobre as Inteligências Múltiplas: contribuição ao trabalho docente na perspectiva inclusiva teve como finalidade conhecer e comparar as características das inteligências múltiplas identificadas por Gardner. com os alunos do sexto ano da Escola CAIC Raimundo Gomes de Carvalho que apresentam comportamentos hiperativos, dificuldades de aprendizagem e repetência escolar, descobrindo suas facilidades e dificuldades, evitando desinteresse, baixo-estima e reprovação. A partir desses pressupostos se delimitou como objetivo analisar através do diálogo e observação, a percepção dos docentes sobre o processo ensino-aprendizagem dos alunos que apresentavam problemas de comportamento e repetência. Este estudo se realizou em dois momentos: Pesquisa bibliográfica a partir de autores como: Gardner (1995) Antunes (2001) Armstrong (2001) Alves (2002) dentre outros. E pesquisa de campo com roteiro de observação com professores, aplicação de jogos com alunos e um questionário composto de 63 questões criado por Alves (2002). Verificou-se que o TDAH vem tornando-se rótulo de quase toda criança e adolescente que apresente comportamento inadequado. O sistema de ensino existente tenta padronizar os alunos, esperando que todos correspondam da mesma maneira e os que apresentam ritmo diferenciado na aprendizagem são considerados problemas. A teoria das inteligências múltiplas de Gardner vem revolucionar, mostrando através de estudos uma visão pluralista da mente. Sugere que existe um conjunto de habilidades, chamadas de inteligências, e que cada indivíduo as possui em grau e em combinações diferentes. As práticas pedagógicas precisam ser revistas. Os alunos precisam de liberdade para aprender do seu modo, de acordo com as suas condições.Palavras - chave: Inteligências Múltiplas. Perspectiva Inclusiva. Percepção dos Docentes.
Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Silva, Maria de Fátima Araújo da. Considerações sobre as inteligências múltiplas: contribuição ao trabalho docente na perspectiva inclusiva. 2009. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024
Esse
Trabalho não possui arquivo digital
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1