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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O uso dos gêneros quadrinhos e tirinhas no ensino de leitura em português como segunda língua: por uma abordagem bilíngue para os surdos

Autor(es):
Vieira, Patrícia Araújo

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
Os surdos brasileiros vivem em um país em que a maioria de seus habitantes são ouvintes e, portanto, têm a língua portuguesa como língua oficial. Por ser a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) a língua natural dos surdos brasileiros, o português é considerado a segunda língua (L2) desses sujeitos. O presente trabalho dá continuidade à pesquisa realizada no Instituto Cearense de Educação dos Surdos (ICES), em Fortaleza - Ceará, em 2004 (VIEIRA, 2004), em que os resultados sugeriram o desenvolvimento de uma nova pesquisa que buscasse analisar o desenvolvimento leitor dos surdos de Fortaleza com os gêneros história em quadrinhos e tirinhas. Para tal intuito, foi desenvolvido nesta pesquisa um minicurso em leitura em língua portuguesa com esses gêneros para os alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental do ICES. Seguindo os princípios do Ensino Comunicativo de Língua (ECL), o trabalho atual se propôs a responder às seguintes questões de pesquisa: (1) Que estratégia(s) de leitura os surdos utilizam para fazer a leitura dos gêneros histórias em quadrinhos e tirinhas em língua portuguesa? (2) Qual a importância do conhecimento da LIBRAS (LI) no desempenho leitor desses sujeitos? (3) Qual é o papel da imagem na leitura do conteúdo verbal dos gêneros história em quadrinhos e tirinhas? (4) Como os princípios do ECL podem contribuir para o desempenho leitor dos surdos com as histórias em quadrinhos e tirinhas? Levando em consideração a facilidade que esses sujeitos têm com a imagem, e por ser LIBRAS uma língua visual, os alunos foram orientados a trabalhar a leitura dos textos usando as estratégias de leitura em L2, conforme Araújo & Sampaio (2002) e Kleiman (2001). Participaram da pesquisa três sujeitos alunos do 8o ano e quatro do 9o ano. O minicurso perfez um total de 16 encontros, sendo 13 atividades de leitura com quadrinhos e 3 testes (pré-teste, teste intermediário e pós-teste). A análise dos dados mostrou que os surdos fluentes em LIBRAS utilizavam as imagens nos quadrinhos como a principal estratégia de leitura. Contudo, os surdos que não têm fluência profunda na LIBRAS (LI) apresentaram dificuldade para desenvolver a leitura das imagens, além de criar fatos à história que não poderiam ser justificados nem pelo conteúdo verbal nem pelas imagens. As atividades de leitura com os surdos também revelaram que a imagem nesses gêneros não funciona apenas como um apoio para a leitura do conteúdo verbal. Conforme professam Kress e Van Leeuwen (1996), a imagem também se comunica independente do verbal. Os resultados também sugeriram que o desempenho leitor desses sujeitos depende da aquisição logo cedo da LIBRAS (LI), da interação com textos autênticos na língua-alvo e de um contexto de aprendizagem dentro dos parâmetros bilíngues.Palavras-chaves: Educação de surdos. Bilinguismo. Leitura em L2. LIBRAS. Ensino Comunicativo de Línguas.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Vieira, Patrícia Araújo. O uso dos gêneros quadrinhos e tirinhas no ensino de leitura em português como segunda língua: por uma abordagem bilíngue para os surdos . 2009. 216 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

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