Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Ensino de pronúncia no curso de espanhol do núcleo de línguas da UECE: diagnóstico e proposta didática

Autor(es):
Falcão, Carla Aguiar

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
Este trabalho verifica o tratamento dado ao ensino de pronúncia nas aulas de espanhol do Núcleo de Línguas da UECE, e apresenta uma proposta para um ensino de pronúncia que possibilite o desenvolvimento das habilidades orais dos alunos. A investigação foi conduzida com três professores de espanhol da instituição a partir de um período de observação, da aplicação de questionário e da análise do towo didático Nuevo Ven. Os dados das observações nos revelaram que os professores não reconhecem em sala de aula a importância do ensino da pronúncia, restringindo o tratamento desse aspecto da língua a correções pontuais de erros dos alunos e a atividades de audição e repetição de sons. Constatamos também que os docentes não privilegiam em sua prática os elementos supra-segmentais da pronúncia, como a entoação e o acento. No questionário aplicado, os professores admitiram trabalhar principalmente os elementos segmentais da pronúncia, mas afirmaram utilizar estratégias e materiais que não foram observados na prática de sala de aula, apontando, ainda, que consideram a pronúncia como um dos aspectos mais importantes da língua. A análise do livro didático nos permitiu verificar que o manual não apresenta uma sistematização dos conteúdos de pronúncia, restringindo-se a abordar os elementos de pronúncia através de atividades repetitivas e monótonas. Além disso, só inclui conteúdos relativos à pronúncia no volume adotado no nível inicial de ensino. A análise conjunta dos dados obtidos nos indica que há uma distância entre a concepção de ensino do professor sobre sua própria prática e a realidade observada em sala de aula, bem como o descaso com o ensino da pronúncia. Com a aplicação do questionário constatamos também que não há no Núcleo de Línguas uma proposta para o ensino de pronúncia e que os professores a julgariam importante. Com base nessa afirmação e nos resultados obtidos, elaboramos uma proposta didática para o ensino de pronúncia do espanhol que visa contemplar de forma coerente os sons, marcas acentuais e de entoação da língua espanhola de forma a promover a melhoria das habilidades orais dos alunos, servindo também aos professores como um estudo beneficiador de sua prática docente.Palavras-chave: Pronúncia Espanhol Língua Estrangeira Ensino/Aprendizagem.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Falcão, Carla Aguiar. Ensino de pronúncia no curso de espanhol do núcleo de línguas da UECE: diagnóstico e proposta didática. 2009. 124 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1