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Repositório Institucional - UECE
Título:
O Erro na Aprendizagem de Ingles-Le: Uma Analise da Interlingua Escrita de Alunos do Nucleo de Lingu

Autor(es):
Vieira, Cristiane Rodrigues

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
RESUMOOs erros de aprendizes de língua estrangeira têm interessado a muitos pesquisadores e profissionais de ensino nos últimos quarenta anos, principalmente depois que Corder (1974) defendeu a importância deles para o ensino-aprendizagem de línguas. Pesquisas apontaram que uma interlíngua possui estruturas advindas dos conhecimentos da língua materna do aprendiz, de hipóteses sobre a língua estrangeira que ele estuda, e de elementos próprios que não pertencem à língua materna, nem à língua estrangeira. Pesquisar sobre os erros dos aprendizes é importante, pois possibilita o aprimoramento da prática dos professores de línguas e também permite que os aprendizes se conscientizem sobre os processos que influenciam sua aprendizagem. O objetivo deste trabalho é estudar a interlíngua escrita de alunos de inglês-LE do Núcleo de Línguas da UECE em quatro momentos distintos de sua aprendizagem a fim de descobrir que erros são mais frequentes em cada estágio de instrução -se eles são interlinguais, intralinguais ou ambíguos -, bem como explicitar possíveis indícios de fossilização em suas produções. Para atingir esse objetivo, conduzimos uma Análise de Erros através de uma pesquisa transversal exploratória descritiva, de caráter qualitativo e quantitativo. Seis textos escritos pelos sujeitos de cada estágio de instrução foram coletados, seus erros identificados, descritos e explicados a partir da taxonomia proposta por Dulay Burt Krashen (1982) e Faerch Kasper (1983), reaplicada em Figueiredo (1997). Os resultados indicaram que a maioria dos erros cometidos pelos sujeitos são intralinguais, com 45,46% de todas as ocorrências, seguidos dos interlinguais, com 43,48%, e dos ambíguos, com 11,06%. Foram encontrados indícios de estruturas fossilizadas em todos os estágios de instrução, e, nos dois últimos, assumiram um caráter definitivo, pois os alunos certamente não terão tempo suficiente de exposição a input tendo em vista a desfossilização dessas estruturas. Porém, a fossilização aconteceu apenas no nível da competência linguística, e não na proficiência comunicativa, pois avaliadores nativos conseguiram compreender todos os textos escritos pelos sujeitos. A partir desses resultados, concluímos que fossilização não implica, necessariamente, em falta de proficiência comunicativa, haja vista a afirmação dos avaliadores de que compreenderam todos os textos.Palavras-chave: Interlíngua, Análise de Erros, Fossilização, Aprendizagem

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Vieira, Cristiane Rodrigues. O Erro na Aprendizagem de Ingles-Le: Uma Analise da Interlingua Escrita de Alunos do Nucleo de Lingu. 2009. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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