Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A concepção leitora dos professores do ensino fundamental: conhecimento e comprometimento

Autor(es):
Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
A concepção de letramento como apropriação da língua (e não como aquisição do código alfabético) é a premissa que orienta esta pesquisa que teve como objetivo refletir, analisar e explicar tanto teoricamente como na prática, diversas situações de leitura, vividas pelas professoras no período da infância (contexto familiar e escolar) e na prática profissional. Quis investigar de que modo as professoras lançam mão dos seus saberes (experienciais e de formação) no decorrer da prática pedagógica e na leitura de textos literários. Cerca de quatorze encontros para Leitura e Questionamentos (LEQ) foram realizados. O princípio orientador das atividades de leitura foi a exploração das relações intertextuais, visto que a tessitura de um texto se faz também pela evocação de outros (anteriores e/ou contemporâneos). Além disso, a experiência (pessoal/profissional) pode ser compreendida, (re) vista pela elucidação de situações precedentes. Isto significa que há um entrelaçamento entre a linguagem (dos textos literários) e a vida. E, embora não tenhamos alcançado grandes proporções com as atividades de leitura propostas, creio que esta experiência favorece a compreensão dos saberes das professoras, sua evolução, transformação e sedimentação sucessivas que ocorrem ao longo da história de vida pessoal e profissional. Sob esse olhar, trazer o passado à lembrança contribuiu para que elas compreendessem uma situação atual, de modo reflexivo e crítico. Palavras-chave: Professor, Leitura e Literatura Infantil.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos. A concepção leitora dos professores do ensino fundamental: conhecimento e comprometimento. 2009. 195 f. Tese (Doutorado em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1