Fontes da competitividade da indústria de software de Fortaleza
Autor(es):
Rocha, Marcelo Correia Lima da
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2009
Resumo:
Considerando que as estratégias competitivas das organizações não englobam todas as
possibilidades de busca de competitividade, o presente trabalho teve como objetivo principal
verificar como o entendimento sobre as fontes da Vantagem Competitiva e as Práticas
Estratégicas impacta sobre o desempenho das empresas de software de Fortaleza. Este estudo
contribui, do ponto de vista teórico, com a literatura de estratégia, demonstrando que as
organizações produtoras de software, na busca pela competitividade, não são direcionadas
somente por uma teoria representativa da Vantagem Competitiva. Quanto à natureza, optou-se
pela pesquisa multimétodo, que pressupõe o uso de técnicas qualitativas e quantitativas. A
fase qualitativa teve o objetivo de explorar as variáveis envolvidas na pesquisa e de suportar a
fase quantitativa, caracterizada por um levantamento (survey) realizado através da aplicação
de 110 questionários, dentre os quais 74 foram validados para as análises. Os dados coletados
de empresários e executivos do setor radicados em Fortaleza foram submetidos a analises
descritivas e multivariadas, que, nesta pesquisa, compreendem a análise fatorial, a análise de
correlação e a regressão múltipla. Os resultados da pesquisa apontaram para o não
alinhamento dos empresários e executivos do setor a uma só teoria da Vantagem Competitiva,
no que se refere às Fontes da Vantagem Competitiva e às Práticas Estratégicas utilizadas.
Quanto à relação entre as Práticas Estratégicas e o desempenho, o resultado das análises de
regressão múltipla explicaram de modo geral menos de vinte por cento da variância das
respostas. Apesar do resultado das análises apresentarem Práticas específicas como
impactantes nos três indicadores de desempenho apresentados, os índices estatísticos
descartaram a generalização do achado, visto que possuem baixo poder explicativo do
fenômeno. Visualizando a continuidade das pesquisas nesta linha de investigação, sugerisse
uma maior acurácia quanto a dimensão desempenho, o modelo deve ser aplicado
genericamente, sem um setor específico a ser estudado, como também a outros segmentos
econômicos relevantes no Estado, como o da indústria criativa, na qual o setor de software
está inserido.
Palavras-chave: Estratégia empresarial, Vantagem Competitiva, Práticas Estratégicas,
Desempenho organizacional.
Abstract:
Whereas the competitive strategies of organizations do not cover all possibilities of seeking
competitiveness, this study aimed at verifying how the sources of Competitive Advantage and
Strategic Practices impact on the performance of software companies in Fortaleza. From a
theoretical perspective, this study expects to contribute with the strategic literature, showing
that software producing organizations, in the pursuit of competitiveness, are not intended
merely as a representative theory of competitive advantage. The multi-method research was
chosen on account of the nature of this study because it involves the use of both, qualitative
and quantitative techniques. The qualitative phase had as an objective to explore the variables
involved in the research and to support the quantitative phase, which was characterized by a
survey carried out by the application of 110 questionnaires, of which 74 were validated for
analysis. Data from businessmen and executives based in Fortaleza were subjected to
descriptive and multivariate analysis, which in this research include the factor analysis,
correlation analysis and multiple regression. The survey results pointed at the non-alignment
of business and industry executives to only one theory of competitive advantage in relation to
the Sources of Competitive Advantage and Strategic Practices used. As to the relationship
between strategic practices and performance, the result of multiple regression analysis was not
conclusive. Although the test results show that specific practices impact on the three
presented performance indicators, the statistics indexes dismissed the generalization of the
findings, since they were not able to explain the phenomenon. Aiming at the continuity of this
type of research, which suggests better accuracy on performance dimension, the model should
be applied generally, without a specific sector to be studied, as well as other relevant
economic sectors in the State, such as the creative industry, in which the software industry is
inserted.
Keywords: Business Strategy, Competitive Advantage, Strategic Practices, Organizational
Performance.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Rocha, Marcelo Correia Lima da. Fontes da competitividade da indústria de software de Fortaleza. 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024
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