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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A interpretação do ensino de história nos PCN's

Autor(es):
Cardoso, Elmer Roque

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
Este trabalho proporciona reflexão acerca da interpretação no ensino de história com a perspectiva de revisar os métodos de abordagem no ensino desta disciplina no que se refere ao ato de interpretar. Esta análise pretende fundamentar-se na literatura existente sobre o tema, levando em questão as problematizações implicadas neste processo, portanto, discutiremos as relações entre as bases legais das quais estão sustentadas a disciplina de história, sua evolução, importância e particularmente a relação didática no ato de ensinar e interpretação. As grandes transformações sociais da virada do milênio afetaram sobremaneira a sociedade contemporânea. Nesse cenário as relações de ensino-aprendizagem, suas instituições, objetivos e abordagens se tornaram objeto de profunda reflexão crítica. Dessa maneira propõe-se aqui uma reflexão mais aprofundada sobre o contexto factual que permeou o ensino de História no Brasil e suas implicações na contemporaneidade. Sob esse enfoque, não tem sentido uma metodologia para o ensino de História que se restrinja a fatos e acontecimentos do passado sem estabelecer sua vinculação com a situação presente; como não têm sentido analisar os acontecimentos atuais sem buscar sua gênese e sem estabelecer sua relação com outros acontecimentos políticos, econômicos, sociais e culturais ocorridos na sociedade como um todo. Não é possível, portanto, analisar fatos isolados. Para entender seu verdadeiro sentido é imprescindível remetê-los à situação socioeconômica, política e cultural da época em que foram produzidas, reconstituídas suas evoluções na totalidade mais amplas do social até a situação presente. O ensino de História não pode reduzir-se a memorização de fatos, a informação detalhada dos eventos, ao acúmulo de dados sobre as circunstâncias nas quais ocorreram. A História não é simplesmente um relato de fatos periféricos, não é o elogio de figuras ilustres. Ela não é um campo neutro, é um lugar de debate, as vezes de conflitos. É um campo de pesquisa e produção do saber que está longe de apontar para o consenso, utilizando os instrumentos do historiador, derivando daí os métodos e técnicas de trabalho, que apontam para atividades que devem estar presentes em todo o processo didático, resumidas nos seguintes pontos: aprender a formular hipóteses; aprender a classificar fontes históricas; aprender a analisar fontes; aprender a analisar a credibilidade das fontes; e, por último, a aprendizagem da causalidade e a iniciação na explicação histórica. Palavras-chave: Ensino de História; Educação Histórica; Epistemologia do Ensino de História.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Cardoso, Elmer Roque. A interpretação do ensino de história nos PCN's. 2009. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 11 de maio de 2024

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