Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O papel da gestão pedagógica no desenvolvimento da criança de educação infantil

Autor(es):
Estevam, Marli Freitas

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
Nos últimos anos a Educação infantil vem ganhando espaço e credibilidade. Embora não seja uma etapa obrigatória e sim um direito da criança, opção da família e dever do Estado, a sociedade vem tomando consciência da importância que tem este período escolar na fase de desenvolvimento da criança. Sendo os seus primeiros anos de vida um período onde a sua personalidade está em formação, e podendo o meio interferir, a escola tem uma participação essencial em inserir a criança ao meio social, proporcionando-lhes o desenvolvimento da sua identidade, através de práticas que as levem a aprendizagens diversificadas de diferentes naturezas, respeitando o limite de cada criança, permitindo a todos o direito de aprender com prazer. Foi da preocupação com esta situação e do contato da pesquisadora com a temática em questão que emergiu como tema dessa pesquisa "O papel da gestão pedagógica no desenvolvimento da criança de educação infantil". Entendemos que um gestor bem informado pode contribuir bastante no desenvolvimento integral da criança, oferecendo no mapa curricular da escola atividades diversificadas para facilitar a interação entre professor, aluno, escola e família, peças fundamentais no desenvolvimento da criança. A pesquisa é de natureza qualitativa, e teve como público alvo alunos, diretores e professores das escolas da REDE EDUCAR (Associação das escolas particulares do Ceará), em especial o CENTRO PEDAGÓGICO ESPAÇO DO SABER, escola que pertence a referida rede onde foram feitas coletas de dados com o objetivo geral de analisar como o gestor pedagógico pode contribuir junto ao professor de educação infantil tendo em vista a melhoraria do desenvolvimento da criança, através de práticas introduzidas na escola. E específicos, conhecer a fundamentação teórica, a história e o desenvolvimento da educação infantil; compreender que medidas e práticas podem propiciar o desenvolvimento e a aprendizagem no contexto escolar; identificar as práticas na escola que visam estimular a relação escola/família em torno da aprendizagem infantil; analisar os avanços da educação infantil, compreendendo os desafios a serem conquistados; refletir sobre a importância do ambiente escolar e as práticas pedagógicas desenvolvida na escola que visam o desenvolvimento da criança. As considerações apontam que apesar do grande avanço da educação infantil nos últimos anos, ainda são grandes os desafios a serem superados, porém acreditamos na parceria entre escola/família e na busca contínua do professor pelo conhecimento e na sua auto-análise para transformar a educação em prol do desenvolvimento da criança. E a frente desse movimento esteja um gestor dedicado, comprometido e capacitado para intervir e liderar o processo de construção de uma proposta diversificada elaborada em conjunto, respeitando a diversidade e a realidade de seus educandos. PALAVRAS-CHAVE: Gestão Pedagógica. Criança. Educação Infantil.

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Estevam, Marli Freitas. O papel da gestão pedagógica no desenvolvimento da criança de educação infantil. 2009. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 18 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1