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Repositório Institucional - UECE
Título:
Saber docente, oralidade e cultura letrada na contexto da educação infantil: análise da prática docente à luz dos autores da Escola de Vygotsky

Autor(es):
Moreira, Joana Adelaide Cabral

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
Pesquisa sobre saber docente, concepções e práticas pedagógicas de professoras da Educação Infantil de escolas públicas de Fortaleza, no Estado do Ceará. Tal investigação objetivou captar e interpretar os saberes docentes acerca da aquisição e desenvolvimento da linguagem na infância e analisar as suas manifestações no trabalho pedagógico realizado no contexto da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnometodológico - estudo de caso duplo - realizada com quatro professoras de uma escola pública federal e duas profissionais de uma instituição municipal. Como arcabouço teórico que deu ancoragem ao estudo, destacam-se os autores da Escola de Vygotsky, de vertente histórico-cultural, Alexander Luria, Aléxis Leóntiev e Lev S. Vygotsky; os pesquisadores do saber docente e da prática situada: Donald Schõn, António NÓvoa, Maurice TardiF e Jacques Therrien, assim como autores da teoria crítica do currículo e da cultura: Jürgen Habermas, Henri Giroux , Peter McLaren e Paulo Freire. Para realizar um diálogo crítico com o objeto de estudo, elegeu-se como categorias interpretativas do real: o saber docente e a prática situada, a linguagem e a mediação e, no decorrer do trabalho, emergiu também a categoria teórica atividade. A análise dos dados revelou que a concepção de linguagem verbal das professoras pesquisadas resulta das suas histórias de vida e formação, bem como dos saberes que se fazem nas experiências cotidianas. Mostrou também que os saberes que incorporam como "crenças" repercutem diretamente em suas escolhas pedagógicas e na forma como arquitetam sua prática profissional. A investigação constatou que, entre os saberes e as habilidades necessários à docência na Educação Infantil, destacam-se: o conhecimento de como a criança se desenvolve e aprende, "a capacidade de pesquisar, a criticidade, a rigorosidade metódica, a ética, a afetividade e a dialogicidade" (FREIRE, 1996), bem como a autonomia, a autoridade e a autoria (KRAMER, 1994) dos professores. Por fim, sublinha-se que uma política pública de educação decente deve garantir uma formação inicial e continuada de modo consistente, além de condições humanas e materiais de trabalho, que possibilitem a profissionalização docente e a constituição de um contexto educativo que respeite as necessidades e especificidades da infância. Palavras-chave: Educação Infantil, Linguagem, Formação de Professores.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Moreira, Joana Adelaide Cabral. Saber docente, oralidade e cultura letrada na contexto da educação infantil: análise da prática docente à luz dos autores da Escola de Vygotsky. 2009. 234 f. Tese (Doutorado em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

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