Formação e prática docente na educação profissional inicial e continuada: características do perfil docente no SENAC/Fortaleza
Autor(es):
Melo, Maria Lirene Menezes
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2009
Resumo:
O presente trabalho objetivou analisar as políticas públicas para a formação docente, nos cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) inicial e continuado, propondo como matriz um percurso formativo fundamentado na teoria sobre os saberes docentes. Para tanto, realizou-se uma breve contextualização da educação no Brasil além de se abordar, com mais precisão, a Educação profissional, conhecendo a política de formação de docentes para a educação profissional e compreendendo-a, na sua integra, levando em conta sua historicidade. Posteriormente, elaborou-se uma discussão crítica sobre os pressupostos que determinam a política de formação docente no Brasil, suas teorias e práticas (saberes docentes, professor criticorreflexivo, e relação teoria e prática) na formação do docente, que atua nessa modalidade de educação. Esses conhecimentos, fundamentados nos estudos e reflexões, dirigiram as discussões a respeito do quarto capítulo, quando se analisou o projeto político pedagógico da instituição pesquisada e os dados da investigação, aprofundando o olhar sobre as características do perfil profissional do docente de EPT inicial e continuada. Nesse sentido, apresentam-se algumas conclusões referendadas pela resposta dos entrevistados, participantes da pesquisa, observando-se que esses instrutores, em sua ação prática, levam em consideração seus saberes docentes construídos ao longo de sua experiência profissional e de vida. Esses atores sociais, que emergem da sociedade do trabalho no seu cotidiano da sala de aula, dão praticidade ao 'aprender a aprender', valorizando a ação de ensinar, conscientes de que, como bem observa Paulo Freire, ensinar não é, simplesmente, repassar conhecimentos. Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Formação Docente; Saberes e Competências.
Abstract:
Ver documento original.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Melo, Maria Lirene Menezes. Formação e prática docente na educação profissional inicial e continuada: características do perfil docente no SENAC/Fortaleza. 2009. 160 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 12 de maio de 2024
Esse
Trabalho não possui arquivo digital
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1