Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Análise da avaliação externa na gestão de políticas sociais na área da infância: o caso de Tejuçuoca - município aprovado pelo selo UNICEF.

Autor(es):
Fonseca, Syene Rodrigues de Lima Belo da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2008

Resumo:
Esta pesquisa analisa a avaliação externa da gestão de políticas sociais da infância, a partir da municipalização, no município de Tejuçuoca-Ce. Considera-se para a análise, o princípio constitucional de descentralização e autonomia dos municípios, a participação da sociedade civil na gestão pública. A opção por Tejuçuoca, considerado um dos municípios mais pobres do Ceará até os meados de 2002, deveu-se às evidências de que o município vem buscando alternativas para superação das dificuldades que ainda comprometem o seu desenvolvimento com a melhoria das políticas sociais, do trabalho intersetorial do envolvimento do poder público e as construções de parceiras, levando-nos a supor que o ambiente de avaliação externa tem influenciado de forma muito grande no desempenho de políticas públicas, resultando em processos de boas práticas de gestão. A suposição baseia-se no desempenho do Município em cinco edições do "Selo Unicef - Município Aprovado" (Unicef, 2008). Neste trabalho utiliza-se o método de investigação o estudo de caso e a pesquisa bibliográfica, descritiva, de campo, de natureza qualitativa e quantitativa, com o objetivo investigar o impacto dos processos de avaliação externa sobre as práticas de gestão no município de Tejuçuoca - Ce. A amostra constitui-se de sete pessoas: cinco gestores e dois representantes da sociedade civil. Utilizou-se um roteiro de entrevistas com perguntas abertas e os dados analisados de acordo com três eixos: Descentralização, Sociedade civil e Certificação de Políticas Sociais. O processo de descentralização em Tejuçuoca se deu de forma harmoniosa, com a participação de gestores e da sociedade civil, o que se confirmam pela sucessiva certificação conferida pelo Unicef, provando que o município tem a saúde e a educação como prioridades. Palavras-chave: Descentralização, Avaliação Externa, Gestão de Políticas Sociais.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Fonseca, Syene Rodrigues de Lima Belo da. Análise da avaliação externa na gestão de políticas sociais na área da infância: o caso de Tejuçuoca - município aprovado pelo selo UNICEF.. 2008. 104 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2008) - Universidade Estadual do Ceará, , 2008. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1