Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Relação professor e aluno em uma perspectiva inclusiva

Autor(es):
Ferreira, Fátima Regina de Oliveira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2008

Resumo:
Este trabalho de pesquisa busca destacar, numa perspectiva inclusiva, as relações professor-aluno, enfatizando a importância da afetividade como um caminho para o aprendizado, visto que conduz à confiança e ao respeito mútuo. Para tanto, procurou-se enfocar a formação do professor no ensino e aprendizagem, uma vez que, quanto mais preparado o esteja, maior será o desenvolvimento do aluno tanto no campo pessoal quanto no campo educacional. Para a realização deste trabalho, a metodologia utilizada compreendeu duas etapas: a primeira que se deu mediante a realização da pesquisa bibliográfica, possibilitando resgatar autores como Mantoan (2005), Sousa (2004), Antunes (2001), Pinto (2004), Magalhães (2003), dentre outros, que contribuíram significativamente para a fundamentação dos conteúdos do presente trabalho. Na segunda etapa, optou-se, pela pesquisa de campo, tendo como subsídio o instrumento questionário, que foi aplicado aos educadores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens na Escola Municipal Edílson Brasil Soares. O programa chama a atenção para a questão da inclusão de jovens que são excluídos por não terem condições de estudar e têm mais dificuldades de serem inseridos no mercado de trabalho. É uma clientela sofrida, sem auto-estima e com necessidades educativas especiais bem acentuadas. Quanto aos educadores, vêem a relação professor-aluno como algo de grande importância para a formação desses jovens. Conclui-se, então, que a relação professor-aluno deve ser de muito respeito e cooperação; através da integração, é possível fortalecer o aprendizado que surgirá com facilidade após ter-se possibilitado a conquista da auto-estima do aluno e a construção de sua identidade. Palavras-chave: inclusão, afetividade, aprendizagem. 

Abstract:
Este trabalho não possui resumo em língua estrangeira. 

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Ferreira, Fátima Regina de Oliveira. Relação professor e aluno em uma perspectiva inclusiva. 2008. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2008) - Universidade Estadual do Ceará, , 2008. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1