A ética como substituição a partir de Autrement qu'être ou au-delà de l'essence
Autor(es):
Rodrigues, Ubiratane de Morais
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2009
Resumo:
Esta Dissertação tem o objetivo de apresentar a Ética como Substituição a partir da
obra Autrement qu’être ou au-delà de l’essence. Para tanto, primeiro buscou-se
apresentar a linguagem como pilar da estrutura ética do pensamento de Levinas.
Uma vez que para ele a linguagem como discurso é o lugar privilegiado da
identificação na consciência. Essa linguagem que tudo identifica é a linguagem da
essência, Dito. Levinas apresenta uma linguagem antes do Dito: o Dizer, linguagem
ética que possibilita a relação de proximidade com o Outro. Linguagem que não
identifica a subjetividade com a consciência. O Dizer é abertura onde se dá o
nascimento da subjetividade. Chegamos a esta tese depois de termos apresentado
as críticas que Levinas terce à linguagem da imanência e à filosofia do diálogo. Logo
em seguida, apresentamos como Levinas a partir da linguagem pensa a constituição
da subjetividade. Isso foi possível a partir da crítica ao sujeito da modernidade e a
ruptura radical com este. Em seguida apresentamos a constituição do sujeito fora da
consciência-de-si. Isso depois de apresentarmos o traumatismo causado no Eu pelo
questionamento do Rosto do Outro. Levinas contesta a origem do sujeito na
consciência. O Eu é passividade, mas não no sentido de quietude, mas passividade
pura, aquém do saber-se passivo. Levinas pensa o Eu aquém da consciência. Ele o
pensa no acusativo, e isto o faz vazio de si mesmo, sua identidade vem de dentro na
medida em que obedece o mandamento do próximo que vem de fora. É na medida
em que responde que o Eu se identifica. Assim chegamos à parte central desta
dissertação. A apresentação da Ética como Substituição, pois esta não é uma
tomada de consciência. Mas provém de um Eu vazio que recorre a Si e de Si ao
Infinito. Para tanto apresentamos como a Substituição está ligado diretamente à
responsabilidade que no Dizer é exposição e resposta ao Outro. Ou seja, na
proximidade onde o para do um-para-o-outro é sua condição. Depois de apresentar
que o Eu em sua passividade absoluta é refém e Sub-jectum chegamos à noção
exata do que seja o Autrement qu’être. O sujeito é aquele que substitui a tudo e a
todos, mas que jamais pode ser substituído. Ele é de uma responsabilidade infinita.
Sujeito sob o qual pesa o universo. Na Ética como Substituição temos a condição
humana por excelência, nela a Ética é mais originária que a ontologia, pois ser
suporte não é entrar numa relação de reconhecimento, ser suporte é doação, dar
somente possível no Dizer. Subjetividade resposta, anárquica ao próprio sujeito, que
já expulso de si não retorna a si pela consciência, mas em direção ao Infinito
responde sempre em palavra profética. A substituição é Ética na medida em que o
Eu nomeado pelo Outro tendo seu gozo interrompido responde em sua passividade
absoluta eis-me aqui. Concluímos esta dissertação apontando que o humanismo do
Outro homem pensado por Levinas tem como condição de possibilidade a ética
como Substituição.
Palavras-chave: Substituição. Ética. Subjetividade. Linguagem. Levinas.
Abstract:
Cette dissertation a l’objectif de présenter l'Éthique comme Substituition depuis
Autrement qu'être ou au-delà de l'essence. Pour les deux, d'abord on cherché
présenter la langue en tant que pilier de la structure éthique de la pensée de
Levinas. Une fois que pour lui la langue comme discours est le lieu privilegié de
l'identification dans la conscience. Cet langage que tout identifie est la langue de
l’essence, Dit. Levinas présente une langue avant du Dit: le Dire, la langue éthique
qui permet la relation de proximité avec l'Autre. Langue qui ne identifie pas la
subjective avec la conscience. Le Dire est l'ouverture où s’arrive la naissance de la
subjectivité. Nous arrivons à cet thèse après avoir fait la critique que Levinas mardi à
la langue de l'immanence et à la philosophie du dialogue. Ensuite, nous présentons
en tant que Levinas pense de langue dans la constitution de la subjectivité. Cela a
été possible depuis de la critique sujet de la modernité et la rupture radicale avec
celui-ci. Ensuite, nous présentons la constitution du sujet en dehors de la conscience
de lui-même. Ça d’après de avoir présenter le traumatisme causé dans le Moi par la
question du visage de l'Autre. Levinas défis à l'origine du sujet dans la conscience.
Le Moi est passivité, mais pas dans le sens de l'immobilité, mais la passivité pure, au
deçà de savoir qu'il est passive. Levinas, pense le Moi au deçà de la conscience. Il lê
pense à l'accusatif, ce qui est le vide de lui-même, son identité vient de l'intérieur
dans la mesure où il obéit au commandement du prochain que vient de hors. C'est
dans mesure que reponse c'est que le Moi se identifie. Ainsi, nous arrivons à la
partie centrale de cette dissertation. La présentation de l’Éthique comme
Substituition, elle n'est pas une prise de conscience. Mais vient de um Moi vide qui
parcourt a Soi et de Soi à l'Infini. Pour ça, nous présentons comme la Substituition
est liée directement à la responsabilité que dans lê Dire est l'exposition et la réponse
à l'Autre. C'est-à-dire, dans la proximité où lê pour de l'um-pour-l'autre est sa
condition. Après de présenter que le Moi dans sa passivité absolue est otage et
Subjectum obtenu le concept exact de ce que l'Autrement qu'être. Le sujet est celui
qui remplace tous et toutes, mais qui ne peut jamais être remplacé. Il est d’une
responsabilité infini. Sujet sous laquelle pèse l'univers. Dans l'Éthique comme
Substituiton nous avons la condition humaine par excellence, là, l'Éthique il est plus
originairee que l'ontologie, car être suport n'est pas entrer dans une relation de
reconnaissance, être surport est donation, donner seul possible dans le Dire.
Subjectiveté réponse, anarchique à lê sujet même, que déjà expulsé de soi ne doit
pas revenir à la conscience de lui-même, mais vers l'infini réponse toujours avec le
mot prophétique. La Substituition est l'Éthique dans la mesure que le Moi est nommé
par l’Autre ayant interrompu leur jouissance, répond dans as passivité absolue moi
voici. Nous concluons cette dissertation indiquant que l'humanisme de l'Autre homme
pensée par Levinas a comme condition de possibilité de l’Éthique comme
Substituition.
Mots-clés: Substitution. Éthique. Subjectivité. Langue. Levinas.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Rodrigues, Ubiratane de Morais. A ética como substituição a partir de Autrement qu'être ou au-delà de l'essence. 2009. 98 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024
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