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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Experiência do cliente no ponto de venda varejista

Autor(es):
Ramos, Roberto Rodrigues

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2009

Resumo:
Este trabalho teve por objetivo avaliar a experiência de clientes nos pontos de vendas varejistas, e sua associação com os aspectos relacionados de satisfação, confiança e lealdade além da análise da importância relativa de cada dimensão. Inicialmente, foi desenvolvida uma revisão de literatura sobre os temas, analisando-se os fatores gerencialmente controláveis de ambiente, layout, atmosfera estrutura, sofrimento, políticas e atendimento das lojas, e ainda sobre os aspectos relacionais definidos, foi proposto um modelo estrutural, comporto por 8 hipóteses. No trabalho empírico, foi construída uma escala de mensuração da avaliação da experiência dos clientes no ponto de venda, seguindo o conjunto de passos apontados na literatura especializada. A pesquisa de campo p-ara o desenvolvimento da escala e o teste do modelo foi realizada em duas entradas de campo, com consumidores varejistas. A estratégia de pesquisa utilizada foi o levantamento (survey), e a análise dos resultados valeu-se de abordagens quantitativas, em especial as técnicas estatísticas de modelagem de equações estruturais. Foram entrevistados 147 respondentes na primeira coleta e 334 na segunda (esta última em 20 diferentes lojas de três segmentos varejistas: lojas de informática, surfwear e de produtos infantis). De forma geral os objetivos do trabalho  foram bem atendidos, com a validação da escala de mensuração, a análise da importância relativa das dimensões gerencialmente controláveis e a confirmação de seis das oito hipóteses, tendo-se observado que: (1) todas as dimensões da avaliação da experiência no ponto de vendas, com exceção da avaliação das políticas, influenciam positivamente a satisfação; (2) a satisfação influencia diretamente a confiança; (3) a satisfação influencia indiretamente a lealdade dos clientes às lojas. Para analisar a importância relativa das dimensões associadas ao ponto de vendas, foi usada a técnica estatística de análise conjunta (conjunto analysis), que permitiu verificar que o atendimento é a dimensão mais importante na percepção dos consumidores pesquisados, seguido das políticas e da atmosfera. Ao final do trabalho, indicações de possíveis aprimoramento em futuras pesquisas são discutidas. Palavras-chave: Varejo, ponto de vendas, satisfação, confiança, lealdade.

Abstract:
Ver documento original.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Ramos, Roberto Rodrigues. Experiência do cliente no ponto de venda varejista. 2009. 143 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2009) - Universidade Estadual do Ceará, , 2009. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

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